Notícias

Tupanciretã participa de encontro regional das APAEs e destaca inclusão e troca de experiências

13/05/2026 14:52:47
Tupanciretã participa de encontro regional das APAEs e destaca inclusão e troca de experiências

A APAE de Catuípe sediou o Encontro do 4º Conselho das APAEs do Rio Grande do Sul, reunindo representantes de diversas entidades da região, entre elas a de Tupanciretã.

O evento contou com a presença do conselheiro Mauri Dluzniewski e de representantes das APAEs de Ijuí, Catuípe, Jóia, Pejuçara, Cruz Alta, Santa Bárbara do Sul, Panambi, Ajuricaba, Tupanciretã e Augusto Pestana.

O encontro foi marcado por momentos de escuta entre presidentes e diretores, troca de experiências, diálogo e fortalecimento da rede apaeana, reafirmando o compromisso coletivo com a inclusão, o cuidado e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

A presidente da APAE de Tupanciretã, Carla Silva, destacou à reportagem a importância do encontro, tanto em relação a questões burocráticas quanto à organização de eventos. Entre os destaques está o Festival Nossa Arte das APAEs 2026, que promove a inclusão e valoriza talentos artísticos de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, por meio de etapas locais, regionais e estaduais.

O festival acontece anualmente em Ijuí e, neste ano, está marcado para o dia 26 de junho, com transmissão ao vivo pelas redes da APAE. A participação de Tupanciretã ocorre nas categorias de dança e artes visuais.

Em 2023, a participação local rendeu o 3º lugar na categoria Dança – Estilo Livre, com coreografia desenvolvida pela educadora especial Evelyn da Rocha Bueno.

Em publicação nas redes sociais, a APAE de Catuípe destacou a relevância do encontro:

"Receber este momento em nossa APAE nos enche de alegria e gratidão. Foi uma oportunidade valiosa de aprendizado, união e fortalecimento dos laços entre as entidades, renovando a certeza de que juntos somos mais fortes na construção de uma sociedade mais humana e inclusiva."

Fonte e foto: APAE Catuípe



Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã com o Tempo - 14/05/26
    • Variedades Tupã com o Tempo - 14/05/26

    • 14/05/2026 09:24:51
  • Variedades Tupã com João Cesar Flores – Diretor do Museu Municipal e Rosani Tascheto Didonet Secretaria de Esporte e Cultura - 14/05/26
    • Variedades Tupã com João Cesar Flores – Diretor do Museu Municipal e Rosani Tascheto Didonet Secretaria de Esporte e Cultura - 14/05/26

    • 14/05/2026 09:21:19
  • Variedades Tupã com o prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra - 14/05/26
    • Variedades Tupã com o prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra - 14/05/26

    • 14/05/2026 09:18:25

Últimos recados

    • 17.07.2025
    • Paulo César Godoi
    Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos.
    • 30.04.2025
    • Marizane Rodrigues
    Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO)
    • 18.10.2024
    • Karen
    Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção
    • 05.05.2024
    • Sonia Regina Vieira Mattoso
    Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades.
    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915

Categorias