Notícias

Tupanciretã é palco do lançamento da Operação Terra Forte, visando a recuperação do solo

25/07/2025 14:20:15
Tupanciretã é palco do lançamento da Operação Terra Forte, visando a recuperação do solo

Na tarde de 24 de julho de 2025, junto à Câmara Municipal de Vereadores, foi dado o pontapé inicial a um importante programa que será desenvolvido em Tupanciretã: a Operação Terra Forte. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural, executada pela EMATER, que conta com o forte apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio de Tupanciretã.

O programa tem como principal objetivo promover a recuperação do solo em 15 mil propriedades no estado do Rio Grande do Sul, por meio da transferência direta de até R$ 30.000,00 para cada família atendida.

Na tarde desta quinta-feira, foi realizada a apresentação do programa para agricultores do município, lideranças locais e demais parceiros, marcando a primeira fase da iniciativa. Durante o evento, foram apresentadas todas as etapas do programa e o perfil das propriedades a serem contempladas.

No município de Tupanciretã, 48 famílias serão beneficiadas. O Engenheiro Agrônomo Thiago Vinícius Portella conversou com a reportagem:

"Realizamos um evento aqui no município junto a Câmara de Vereadores, onde teve a participação de produtores rurais e também de lideranças, estiveram presente o prefeito em exercício, Márcio, secretária da agricultura e outras lideranças, vereadores, quando a gente fez a exploração da Operação Terra Forte que é um programa conduzido pela secretaria do próprio Estado, e vai ser operacionalizado pelas EMATER. Então, nesse momento, foi apresentado o programa para as famílias e também para as lideranças presentes, onde mostramos todas as etapas do programa e também critério da seleção das famílias a serem contempladas. Aqui no município de Tupanciretã será 48 famílias, onde serão desenvolvidos um trabalho e acompanhamento junto a essas famílias, de dois anos, e prevê também um investimento que é uma transferência de recurso para investimento nas atividades dentro das propriedades. Esse momento foi importante para os que estavam presentes, tirarem as dúvidas sobre esse programa". (Thiago 1)

As etapas do programa envolvem: divulgação, inscrições, seleção e aplicação dos Planos Individuais de Ações Integradas (PIAI). Em Júlio de Castilhos, a apresentação do programa ficou a cargo da extensionista da Emater/RS-Ascar, Aline Suertegaray, que, acompanhada pela equipe municipal da entidade, detalhou os objetivos e o funcionamento. Ao todo, 35 famílias de agricultores serão beneficiadas na cidade vizinha.

A EMATER informa que as inscrições ainda não estão abertas e ocorrerão de forma unificada em todo o estado. Elas terão início após a realização das reuniões municipais de divulgação. A previsão é que as inscrições comecem dentro dos próximos quinze dias.

Fonte: Eng. Agr. Thiago Vinícius Portella e ASCOM PMJC

Áudio 1 - 25 de julho - (Thiago 1)


Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã com Vida Saudável - 13/10/25
    • Variedades Tupã com Vida Saudável - 13/10/25

    • 13/10/2025 11:07:06
  • Variedades Tupã e Rádio Agert com o economista Aod Cunha Júnior - 13/10/25
    • Variedades Tupã e Rádio Agert com o economista Aod Cunha Júnior - 13/10/25

    • 13/10/2025 10:14:35
  • Variedades Tupã com o Tempo - 13/10/25
    • Variedades Tupã com o Tempo - 13/10/25

    • 13/10/2025 09:48:03

Últimos recados

    • 17.07.2025
    • Paulo César Godoi
    Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos.
    • 30.04.2025
    • Marizane Rodrigues
    Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO)
    • 18.10.2024
    • Karen
    Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção
    • 05.05.2024
    • Sonia Regina Vieira Mattoso
    Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades.
    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915

Categorias