Notícias

Semana Farroupilha deste ano homenageia Anita Garibaldi

13/09/2021 10:27:28
Semana Farroupilha deste ano homenageia Anita Garibaldi

Em entrevista ao Variedades a professora Luciane Brum falou sobre o tema da Semana Farroupilha deste ano em Tupanciretã.

O tema deste ano é “Caminhos e Anita e o bicentenário de Anita Garibaldi. Se Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, ou Anita Garibaldi, estivesse viva, teria comemorado 200 anos de existência no último dia 30 de agosto. Vítima de febre tifóide, a heroína morreu em 4 de agosto de 1849.

A Revolução Farroupilha aconteceu no Brasil Imperial regente quando, o governo era feito por regentes a espera da maior idade de Dom Pedro II.

A Guerra dos Farrapos teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca). No decorrer dos anos a Revolução ganhou um caráter separatista, abolicionista e republicano, inspirada nos ideias iluministas e no federalismo que vinha rompendo a ideia do império.  (Luciane 1)

O atual modelo federalista do Brasil era o motriz para a revolução daquela época.
Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva nasceu dia 30 de agosto de 1821 em Morrinhos do Mirim, município de Laguna, Santa Catarina. Era filha de Bento Ribeiro da Silva e Maria Antônia de Jesus Antunes. A família tinha origem humilde e valorizava a cultura e a educação. Quando seu pai faleceu, Anita casou-se aos 14 anos com o sapateiro local.

Sua história encontra-se com a de Giuseppe Garibaldi no ano de 1839, quando o general italiano chega ao Rio de Janeiro em busca de exílio após ser condenado à morte em seu país. Nessa época iniciava no Brasil a Guerra dos Farrapos no Rio Grande do Sul, movimento comandado por Bento Gonçalves e ligado aos latifundiários escravistas e separatistas que lutavam pelo fim do Império brasileiro.

Quando Garibaldi soube dessa revolução logo se envolveu no apoio em defesa da causa. Com homens, armas e um veleiro à sua disposição, Garibaldi seguiu para a cidade de Laguna e lá conheceu Anita, que já estava envolvida na revolução.

Apaixonaram-se a primeira vista e a partir desse momento seguiram sempre unidos em qualquer situação. No dia 20 de outubro de 1839 Anita subiu a bordo do navio de Garibaldi para uma expedição até Cananéia, abandonando definitivamente sua vida para trás. Em batalha, era uma mulher valente e não media esforços: chegou a carregar e disparar canhões na batalha de Laguna e lutou bravamente durante o combate em Imbituba, Santa Catarina.

Apesar de ser destemida, Anita Garibaldi foi capturada pelas tropas do Império durante a Batalha dos Curitibanos, mas conseguiu executar uma fuga espetacular nadando pelo rio Canoas e indo ao encontro de Garibaldi em Vacaria. Ela realizou essa façanha já grávida de seu primeiro filho.

Em 1841 Bento Gonçalves dispensa Garibaldi, que segue com Anita para Montevidéu, engajando-se na frente da defesa contra o ex-presidente do Uruguai, Oribe. Em 26 de Março de 1842 Anita casa-se com Garibaldi na paróquia de San Bernardino.

O casal viaja para a Itália e lá continuam envolvidos em lutas para a unificação do país, que na época estava dividido em reinos e repúblicas, além dos territórios pertencentes ao Papa. Sem sucesso na empreitada, são obrigados a fugir de Roma após a derrota na Batalha do Gianicolo. Assim seguem viagem para a Suíça, disfarçados de soldados. Ao passarem pela cidade de San Marino, a embaixada norte-americana ofereceu um salvo conduto para tirar o casal da situação de risco, mas Anita e Giuseppe não aceitaram por acreditarem que uma atitude de “rendição” poderia impactar negativamente o processo de unificação. Continuaram em fuga e Anita adoeceu durante a viagem, na região próxima a província de Ravenna. Estava gestante de cinco meses e não resistiu a uma forte crise de febre tifoide, falecendo nos braços do esposo no dia 4 de agosto de 1849 em Mandriole, Itália. Com o momento de perseguição que enfrentava, Garibaldi precisava continuar em fuga e não conseguiu acompanhar o sepultamento da esposa.

O revolucionário italiano seguiu viagem, permanecendo exilado dez anos fora da Itália. Posteriormente, foi erguido um monumento em homenagem a Anita Garibaldi na colina de Gianicolo em Roma, junto ao local onde estão enterrados seus restos mortais.

A casa onde Anita Garibaldi residiu em Laguna, Santa Catarina, foi transformada em museu aberto reunindo o acervo histórico das batalhas e objetos que pertenceram à heroína.

Confira abaixo a entrevista completa.

(Luciane 1)


Voltar

Entrevistas

  • Entrevista com o Deputado Federal Darci Pompeo de Mattos
    • Entrevista com o Deputado Federal Darci Pompeo de Mattos

    • 28/09/2021 10:27:21
  • Entrevista com o Deputado Federal Heitor Schuch
    • Entrevista com o Deputado Federal Heitor Schuch

    • 28/09/2021 09:33:57
  • Programa Encontro Marcado: “Construindo e mantendo a confiança.”
    • Programa Encontro Marcado: “Construindo e mantendo a confiança.”

    • 28/09/2021 08:51:14

Últimos recados

    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915
    • 10.04.2021
    • eduardo luiz louzada gracez
    bom final de semana a todos,um grande abraço pra família Gracez e Louzada,toca a musica ( Mano Lima Minha Terra)que hoje o bicho ta pegando aqui no polo petroquímico de triunfo.trabalhando abaixo de mal tempo.um bom final de semana.
    • 01.04.2021
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Um ótimo feriado e uma feliz páscoa a todos e um grande abraço para o tio João Batista Freitas Gracez do carajá grande,toca pra ele cadela baía do mano lima,e avisar a ele"te cuida aí homem,não te fresqueia na rua,olha a pandemia".obrigado.
    • 14.09.2020
    • Paulo almada
    Felicitar pelo seu aniversário a senhora Erotides Almada de Oliveira mais conhecida como filhinha do seu filho Paulo mora mana e netos Fábio, Priscila e Fabrício. Hoje está controlando 84 anos
    • 04.09.2020
    • Newton
    Bom dia Miguel! Acompanho sempre teu excelente trabalho . TFA
    • 03.04.2020
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Parabéns pela programação...curtindo a rádio via internet da cidade de esteio, gostaria de ouvir a música DOMADOR VENTENA Do grande BAITACA, oferecer para o tio João Batista Freitas Gracez lá do carajá grande na joia.um abraço para este xiru véio. Um abraço a todos da rádio.

Categorias