Notícias

Secretaria de Saúde de Tupanciretã divulga turno estendido nas unidades de saúde para atividades do Novembro Azul

22/11/2022 14:19:55
Secretaria de Saúde de Tupanciretã divulga turno estendido nas unidades de saúde para atividades do Novembro Azul

Nos dias 22, 23 e 25 de novembro, haverá atividades do novembro azul nas unidades de saúde do município.

O horário estendido será até às 19 horas para a realização EXCLUSIVA DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO NOVEMBRO AZUL, tais como Palestra, solicitação de PSA, testes rápidos e verificação de Pressão Arterial.

Horário estendido nas seguintes unidades:

Dia 22/11: ESF3 no Bairro Pedreira;

Dia 23/11 na UBS Centro;

Dia 23/11: ESF1 no Posto do Bairro Marcial Terra;

Dia 25/11: ESF4 no Posto do Bairro Juliana;

Importância do PSA

O PSA quer dizer “Antigênio Específico da Próstata” (utiliza-se internacionalmente a sigla PSA, do inglês “Prostate Specific Antigen”). Trata-se de uma glicoproteína com função de enzima, uma protease, produzida quase exclusivamente pelas células epiteliais da próstata.

Existe, portanto, no esperma, mas também nas células da próstata (quer benignas, quer malignas) e no sangue periférico. É assim possível medir os níveis de PSA no sangue, por uma simples análise sanguínea. O valor obtido permite ajudar a diferenciar se estamos em presença de uma situação de aumento benigno da próstata ou de cancro da próstata. Se houver uma suspeita da presença de cancro, deve ser realizada uma biópsia da próstata.

Foto e fonte: Prefeitura de Tupanciretã



Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã com Karine Paiva Clos do Amaral- Presidente do Lar Recanto Santa Rita de Cassia e Soraia Silveira- Nutricionista - 10/10/25
    • Variedades Tupã com Karine Paiva Clos do Amaral- Presidente do Lar Recanto Santa Rita de Cassia e Soraia Silveira- Nutricionista - 10/10/25

    • 10/10/2025 09:59:29
  • Variedades Tupã com Espaço saúde - 10/10/25
    • Variedades Tupã com Espaço saúde - 10/10/25

    • 10/10/2025 09:41:11
  • Variedades Tupã com os Indicadores agropecuários - 10/10/25
    • Variedades Tupã com os Indicadores agropecuários - 10/10/25

    • 10/10/2025 09:34:25

Últimos recados

    • 17.07.2025
    • Paulo César Godoi
    Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos.
    • 30.04.2025
    • Marizane Rodrigues
    Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO)
    • 18.10.2024
    • Karen
    Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção
    • 05.05.2024
    • Sonia Regina Vieira Mattoso
    Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades.
    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915

Categorias