Notícias

Secretária de Cultura e o Patrono, falam sobre os Festejos Farroupilhas em Tupanciretã

13/09/2022 10:08:14
Secretária de Cultura e o Patrono, falam sobre os Festejos Farroupilhas em Tupanciretã

Rosani Taschetto Didoné, Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e Waldoir Peixoto de Moraes, Patrono dos Festejos Farroupilhas do município, visitaram à Rádio Tupã, para falar a respeito da Semana Farroupilha, com início na terça-feira, às 17 horas, com a distribuição da Chama Crioula às Entidades e Piquetes, na Praça Cel. Lima:

"Hoje, dia l3 de setembro, na Praça Cel. Lima haverá a distribuição da Chama Farroupilha para às demais entidades e piquetes do nosso município, inclusive com apresentação artística do DTG da Escola Flory Kruel e a presença dos Bombeiros Voluntários na avenida. Esse ano de 2022 o nosso Estado tem a honra do tema . Etnias Rio Grande Terra de muitas Terras. Tema este que ressalta a grandeza e a riqueza da nossa cultura oriunda das variadas etnias. Por esse motivo somos fortes nas questões étnicas e muito mais evidente quando há pessoas que com esmero enobrecem cada vez mais nossa tradição, fazendo com que as nossas futuras gerações deem continuidade a partir do exemplo de Cidadania, respeitando as nossas raízes alicerçados nos pilares da Igualdade, Fraternidade e Humanidade estampados no nosso pavilhão Rio-Grandense. Agradecemos nossos jovens, alunos de nossas escolas, professores que com criatividade trabalham as questões culturais que são vínculos enriquecedores globalizando a Arte e a Cultura e a todas as manifestações artísticas fundamentais ao crescimento do indivíduo. Ao Sr. Waldoir Peixoto de Moraes, nosso Patrono do município nos festejos da Semana Farroupilha, o nosso profundo reconhecimento pelo trabalho realizado em respeito à nossa tradição, e, aos demais cidadãos Tupanciretanenses que com orgulho e altivez conduzem a Centelha Farroupilha enaltecendo o culto aos nossos antepassados." (Rosani 1)

Quanto ao evento, das 17 horas, os cavalarianos irão sair do Complexo onde está localizada a chama, com destino a Praça Cel. Lima, escoltados pelos Bombeiros Voluntários. Logo após, o DTG Dr. Flory Druck Kruel, única Escola municipal a ter um DTG, fará uma apresentação, para então, ser realizada a distribuição da Chama.

Neste ano, o patrono do município nos festejos farroupilhas, Waldoir Peixoto de Moraes, recebeu esta honraria por sempre trabalhar representando o município de Tupanciretã e as entidades da Terra da Mãe de Deus na 9ª Região Tradicionalista, trabalhando a aglutinação e valorização das entidades tradicionalistas, sendo a base do Movimento Tradicionalista Gaúcho, buscando a perpetuação da nossa sagrada tradição. Ele comenta sobre o convite:

"Eu para mim, foi uma surpresa porque recebi esse convite para essa homenagem, porque tudo que eu tenho feito até hoje, assim, eu nunca fiz questão. O senhor como é presidente da nossa rádio, o senhor pode ver assim, eu não venho pedir um espaço para divulgar, nem jornal, nem Face, nem nas redes sociais. Eu não coloco nada disso. Eu acho que é um trabalho que eu faço como voluntário, e me sinto bem. A minha família, minha esposa, meu filho, participam junto comigo, e a gente sempre faz esse trabalho quieto. Eu acho que a gente não precisa tá divulgando qualquer coisinha que a gente faça, eu me sinto bem fazendo isso sem precisar de divulgação, então recebi, fiquei muito contente, muito feliz mesmo, porque quem é que não gosta de um reconhecimento." (Waldoir 1)

Na terça, inicia também, a Ronda da Chama Crioula 2022, com o 1º TURNO das 18h às 22h ao Grupo Nativo São Miguel. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.

Áudio 1 - 13 de setembro - (Rosani 1)
Áudio 1 - 13 de setembro - (Waldoir 1)


Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã apresenta os Indicadores Agropecuários 28/03/24
    • Variedades Tupã apresenta os Indicadores Agropecuários 28/03/24

    • 28/03/2024 09:22:17
  • Variedades Tupã apresenta a Previsão do Tempo 28/03/24
    • Variedades Tupã apresenta a Previsão do Tempo 28/03/24

    • 28/03/2024 09:20:00
  • Variedades Tupã apresenta o Espaço Saúde 28/03/24
    • Variedades Tupã apresenta o Espaço Saúde 28/03/24

    • 28/03/2024 08:50:16

Últimos recados

    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915
    • 10.04.2021
    • eduardo luiz louzada gracez
    bom final de semana a todos,um grande abraço pra família Gracez e Louzada,toca a musica ( Mano Lima Minha Terra)que hoje o bicho ta pegando aqui no polo petroquímico de triunfo.trabalhando abaixo de mal tempo.um bom final de semana.
    • 01.04.2021
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Um ótimo feriado e uma feliz páscoa a todos e um grande abraço para o tio João Batista Freitas Gracez do carajá grande,toca pra ele cadela baía do mano lima,e avisar a ele"te cuida aí homem,não te fresqueia na rua,olha a pandemia".obrigado.
    • 14.09.2020
    • Paulo almada
    Felicitar pelo seu aniversário a senhora Erotides Almada de Oliveira mais conhecida como filhinha do seu filho Paulo mora mana e netos Fábio, Priscila e Fabrício. Hoje está controlando 84 anos
    • 04.09.2020
    • Newton
    Bom dia Miguel! Acompanho sempre teu excelente trabalho . TFA

Categorias