Notícias

Retrospectiva 2020 - Março

31/12/2020 10:33:39
Retrospectiva 2020 - Março

Internacional: 

1 - O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e seu irmão, Assis Moreira, são investigados por uso de passaporte falso e ficaram sob custódia no hotel onde estavam hospedados em Assunção, no Paraguai, na noite de quarta-feira (4). O ex-ídolo da seleção brasileira de futebol estava na capital paraguaia para compromissos comerciais. A Polícia Nacional e autoridades dos ministérios do Interior e Público foram até o hotel após denúncia do Departamento de Identificações do Paraguai, que advertiu às autoridades migratórias sobre a irregularidade com os passaportes paraguaios. Na suíte em que o ex-atleta estava hospedado foram apreendidos passaportes, carteiras de identidade e os telefones celulares de Ronaldinho e do irmão. Segundo o Ministério do Interior do Paraguai, os documento estavam adulterados. Os dois passaram a noite sob custódia da polícia no hotel Yatch y Golf Clube.

Nacional:

1 - A primeira morte por conta do novo coronavírus no Brasil aconteceu em 12 de março – e não em 16 de março, como inicialmente se acreditava –, segundo o Ministério da Saúde. A informação foi revista pela pasta após resultados de exames laboratoriais e confirmada em julho.

A vítima, Rosana Aparecida Urbano, de 57 anos, foi internada no Hospital Municipal Doutor Carmino Cariccio, na Zona Leste da cidade, um dia antes de falecer em decorrência da doença.

A filha de Rosana contou à reportagem da TV Globo que após a morte da mãe, também perdeu os os avós e dois tios por conta da doença.

2 - Em boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, na segunda-feira (9 de março), apontava 38 novos casos suspeitos do novo coronavírus (Sars-Covid 2019) no estado.

Desde o último boletim, divulgado 75 casos foram descartados. Com os descartes e as inclusões, o número total segue em 112.

O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) fechou até a segunda, os primeiros resultados feitos no local. 86 casos suspeitos tiveram resultado negativo. O número representa todos os exames feitos desde a sexta-feira no estado, quando o serviço da Secretaria da Saúde (SES) passou a fazer a análise.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, no sábado (21 de março), 978 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 25 estados e no Distrito Federal. São 11 mortes no Brasil, duas no Rio de Janeiro e chegou a nove em São Paulo. O Ministério da Saúde atualizou os números na tarde de sexta-feira, informando que o Brasil tem um total de 904 casos confirmados de coronavírus e 11 mortes. O Maranhão registrou o primeiro caso confirmado na sexta-feira.

Regional e Local:

1 - Iniciado em 2018 na gestão do deputado Pedro Westphalen na Secretaria dos Transportes, o trevo da ERS-342 em Cruz Alta foi inaugurado no domingo, 1 de março, com a presença do governador Eduardo Leite, o presidente da Assembleia, Ernani Polo e o secretário de Transportes e Logística, Juvir Costella.

A ERS-342 é umas das principais rodovias para o escoamento das safras de grãos produzidas na região noroeste, o que intensifica o trafego de veículos na estrada e oferece, muitas vezes, riscos aos motoristas. Além de melhorar a logística o trevo traz segurança para a população.

O projeto da interseção englobou terraplanagem, drenagem, base, nova pavimentação, obras de arte e obras complementares da conformação da interseção. Mais de 7 milhões de reais foram investidos na obra. Estiveram na solenidade autoridades estaduais e municipais, população cruzaltense e imprensa.

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 11/03/20, uma reunião no Ministério da Infraestrutura onde o Ministro Tarcísio de Freitas recebeu uma comitiva formada pelo Senador Lasier Martins, o prefeito de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Sousa, a Advogada Janaine Perotti, além de autoridades e representantes de outros municípios da região como Cruz Alta e Júlio de Castilhos.

Nesta audiência o Senhor Ministro determinou o Sobrestamento, termo jurídico que significa interromper o andamento de uma ação ou de um processo, a todas as ações e notificações que envolvam as cerca de 15 mil famílias em 55 municípios do Rio Grande do Sul em questões sobre o uso de áreas que são de concessão a empresa Rumo, os chamados Beira Trilhos.

2 - Em entrevista a rádio Tupã, o Senador Lasier Martins destacou dois pontos principais determinados pelo ministro.

O primeiro é o Sobrestamento de todas as ações e notificações propostas perante a Justiça Federal que envolvam moradores do “beira trilho” e o segundo ponto é que nem uma construção junto a malha sul será demolida desde que possam ser contornadas. 

O prefeito Carlos Augusto, em entrevista a rádio Tupã, declarou estar de certa forma surpreso e aliviado pela decisão do ministro.

A advogada Jenaina Perotti ficou satisfeita com a palavra do ministro salientando que ele teve coerência na sua decisão. 

A Empresa Rumo estava presente na reunião e também concordou com o que foi definido. A Rumo já solicitou a antecipação da renovação da concessão do trecho antecipando este processo que deveria acontecer somente em 2027.

3 - Segundo informações da Brigada Militar na manhã de sexta-feira, 13, na Vila Elisabeth, por volta das 8h15 na Rua Cornélio Lucas Colomé dois indivíduos estavam discutindo e um deles buscou em sua casa uma arma de fogo e um facão e acabou efetuando um disparo no outro homem atingindo a cima da virilha e utilizou o fação fazendo alguns cortes na cabeça da vítima. O motivo inicial da desavença ainda é desconhecido.

A vítima, 54 anos, foi encaminhada para o HCBT e depois foi transferida para hospital na cidade de Cruz Alta. O homem que realizou o disparo fugiu do local e a equipe da BM está realizando buscas. O nome dos envolvidos não foi divulgado pelo BM.

4 - Em entrevista no Variedades na manhã desta quarta-feira, 25 de março, o Prefeito de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum de Souza falou sobre as ações contra a Pandemia do coronavírus.

O Executivo Municipal de Tupanciretã iniciou uma série de ações voltadas à prevenção do Coronavírus. Foi decretado algumas medidas preventivas e orientações sobre o COVID-19, para o Município do Tupanciretã, deixando a cidade em estado de prevenção e cautela.

5 - Na tarde de sexta-feira, 20 de março, foi publicado estado de calamidade pública. Foi decretado o fechamento total do comércio. Segundo o decreto o estado de calamidade pública está previsto para o período de quinze dias, podendo ser prorrogado caso necessário.

Apenas farmácias, postos de combustível, área da saúde, imprensa, mercados estavam atuando.

Nesta terça-feira, 24, uma empresa de Santa Maria realizou a dedetização específicas contra o coronavírus em espaços públicos do município.

Foram colocadas três barreiras no município onde é feita a triagem com as pessoas analisando de onde a pessoa veio e se tem algum sintoma gripal. Estas barreiras estavam localizadas nos seguintes pontos:

  •  Estrada Tupã/Jari próximo às torres das rádios Tupã e Clube Um;
  •  Próximo aos trilhos da entrada de Tupanciretã na Rua Serafim Bravo;
  •  Saída de Tupanciretã para Júlio de Castilhos próximo ao Frigorífico.

Todos os veículos que vem de fora eram parados e é realizado um questionário perguntando se a pessoa esteve no exterior ou teve algum contato com alguém que esteve em outro país durante os últimos 14 dias, além disso, se questiona sobre alguns sintomas gripais e também é verificada a temperatura. Pessoas com sintomas gripais e febre acima de 37.8º serão conduzidas até o hospital para ser realizada coleta de material.

Em Tupanciretã não havia nenhum caso confirmado e nem suspeito, apenas um caso em monitoramento.



Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã apresenta os Indicadores Agropecuários 28/03/24
    • Variedades Tupã apresenta os Indicadores Agropecuários 28/03/24

    • 28/03/2024 09:22:17
  • Variedades Tupã apresenta a Previsão do Tempo 28/03/24
    • Variedades Tupã apresenta a Previsão do Tempo 28/03/24

    • 28/03/2024 09:20:00
  • Variedades Tupã apresenta o Espaço Saúde 28/03/24
    • Variedades Tupã apresenta o Espaço Saúde 28/03/24

    • 28/03/2024 08:50:16

Últimos recados

    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915
    • 10.04.2021
    • eduardo luiz louzada gracez
    bom final de semana a todos,um grande abraço pra família Gracez e Louzada,toca a musica ( Mano Lima Minha Terra)que hoje o bicho ta pegando aqui no polo petroquímico de triunfo.trabalhando abaixo de mal tempo.um bom final de semana.
    • 01.04.2021
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Um ótimo feriado e uma feliz páscoa a todos e um grande abraço para o tio João Batista Freitas Gracez do carajá grande,toca pra ele cadela baía do mano lima,e avisar a ele"te cuida aí homem,não te fresqueia na rua,olha a pandemia".obrigado.
    • 14.09.2020
    • Paulo almada
    Felicitar pelo seu aniversário a senhora Erotides Almada de Oliveira mais conhecida como filhinha do seu filho Paulo mora mana e netos Fábio, Priscila e Fabrício. Hoje está controlando 84 anos
    • 04.09.2020
    • Newton
    Bom dia Miguel! Acompanho sempre teu excelente trabalho . TFA

Categorias