Notícias

Retrospectiva 2020 - Maio

31/12/2020 10:47:06
Retrospectiva 2020 - Maio

Internacional: 

1 - A Times Square, que recebe milhões de visitantes todos os anos, mudou durante a pandemia de coronavírus. Após mais de seis semanas de isolamento na cidade de Nova York, o ponto turístico virou atração para fãs de carros e motos. Sem a multidão de pessoas vista no local antes da Covid-19, motoristas e motociclistas estão indo até o local, antes pouco frequentado com veículos, em busca da "foto perfeita".

Nacional: 

1 - O compositor e escritor Aldir Blanc, de 73 anos, morreu na madrugada do dia 4 de maio no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Ele estava com Covid-19 e seu quadro de saúde era considerado grave. No dia 10 de abril, o compositor deu entrada na CER do Leblon com infecção urinária e pneumonia, que evoluíram para um quadro de infecção generalizada. Cinco dias depois, a partir de uma campanha de amigos e artistas, ele conseguiu transferência para o Hospital Pedro Ernesto. Na unidade, chegou a apresentar sinais de melhoras, mas como seu estado era muito grave, foi mantido sedado o tempo inteiro. Aldir Blanc Mendes nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 setembro de 1946. Em 1996, ingressou na Faculdade de Medicina, especializando-se em psiquiatria. Em 1973, abandonou o curso para dedicar-se exclusivamente à música, tornando-se um dos mais importantes compositores de Música Popular Brasileira (MPB).

Regional e Local:

1 - Em entrevista no Variedades no dia 4 de maio Rosani Taschetto Didoné, Secretária Municipal de Educação falou sobre o Plano de Ação da Secretaria de Educação diante do Decreto de enfrentamento ao Coronavírus. Rosane falou que a secretaria está trabalhando com muita atenção e com muita preocupação com a pandemia de coronavírus no mundo. Em relação às aulas, Rosane disse que a educação está atuando de forma a preservar a saúde dos alunos, dos professores e das famílias em geral. (Rosane 1)

A secretaria optou pelo fechamento das escolas do município, durante a vigência do primeiro decreto no mês de março.

Rosane informou que a secretaria participou de muitas reuniões e chegaram à conclusão que não deveriam se preocupar com os 200 dias letivos, mas sim com as 800 horas. Através das horas-aula seria possível levar até os alunos o conteúdo do ensino do período. Rosane falou que o primeiro plano de ação foi o retorno das atividades com os professores e a direção das escolas, sempre tomando muito cuidado com os planos de ação e com a prevenção ao coronavirus utilizando equipamentos de proteção individual, recuperando as aulas no mês de maio.

2 - Os bombeiros Voluntários de Tupanciretã receberam uma chamada da Brigada Militar na madrugada de sábado (16 de maio) para atender uma ocorrência de incêndio na rua Carlos Mariense de Abreu, no Centro da cidade.
A nota da UBVT cita que por volta da 3h e 15min, ao chegar no local, foi verificado fogo em uma residência de alvenaria com cerca de 10 peças com cobertura e telhas consumindo e atingindo todos os cômodos. (Luis Afonso 1).

As portas estavam fechadas com grade externa também com sistema de travas e cadeados fechados, além de janelas fechadas com estrutura de ferro externa e porta da frente que foi arrombada por um vizinho, mas o fogo impediu qualquer ação para ele adentrar.

Após a deliberação do fogo, já em processo de rescaldo, foram encontradas 4 vítimas uma do sexo masculino e 3 do sexo feminino, que foram encaminhadas para o serviço de perícia legal e IML para a cidade de Santo Ângelo. Os familiares das vítimas são residentes de Porto Alegre. A UBVT utilizou cerca de 22 mil litros de água na ação.

3 - No dia 26 de maio, foi atualizado o Boletim Epidemiológico de Tupanciretã. A principal mudança foi na entrada do primeiro caso confirmado não importado, totalizam 4 casos confirmados entre os importados e os no município explicou o Secretário de Saúde Ezequiel Cella em entrevista no Tupã Comunidade.(Ezequiel 1)

Ezequiel explicou que o prefeito assinou uma parceria com a Universidade de Cruz Alta para ser realizado os exames no mesmo padrão do Lacem. No dia 29 de maio, no boletim epidemiológico do covid-19 em Tupanciretã aconteceu a confirmação de mais um caso confirmado importado. Dois casos suspeitos foram descartados e houve um acréscimo de oito pacientes sintomáticos monitorados.

4 - Em entrevista na manhã na sexta-feira, 29 de maio, o Delegado de Tupanciretã Adriano W. de Rossi falou sobre a operação “Dominus”.

No início da manhã da quinta-feira (27 de maio), a Polícia Civil por meio da Delegacia de Polícia de Tupanciretã, sob coordenação do Delegado Adriano W. De Rossi, e com apoio de outras delegacias da região deflagaram a operação "Dominus".

Adriano explicou que a operação contou o apoio de 22 policiais e 7 viaturas. Foram cumpriu 6 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária. Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Gaúcho e centro em Tupanciretã; e, um foi cumprido no Presídio Estadual de Júlio de Castilhos.

O delegado explicou no início do mês de maio ocorreram dois roubos, um no posto de combustíveis e dois dias depois em uma farmácia o que despertou a atenção da equipe.

Adriano afirmou que os roubos possíam ligação, pois são os mesmos autores residentes em Tupanciretã que também já possuem antecedentes criminais.

O primeiro roubo, ocorreu no dia 6 de maio, onde dois indivíduos com capuzes e máscaras cirúrgicas, sendo um com arma de fogo, entraram em um posto de combustíveis e subtraíram uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. Já no dia 8 de maio, um indivíduo com capacete e arma de fogo invadiu uma Farmácia e subtraiu uma quantia em dinheiro; em sua espera havia um indivíduo em uma motocicleta.

A investigação apontou que o indivíduo armado nos dois roubos é um apenado do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos (PEJULI), o qual estava em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica desde o dia 25 de março, sendo que no dia 25 de abril ele entrou na condição de foragido por ter violado o limite imposto pela tornozeleira e no dia 11 de maio se apresentou espontaneamente no PEJULI. O outro indivíduo, que reside no bairro gaúcho, foi quem pegou o dinheiro no caixa no primeiro roubo e era quem estava de motocicleta no segundo.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido no Presídio Estadual de Júlio de Castilhos. O comparsa, de 38 anos, foi preso temporariamente na localidade de Aguapé. A prisão temporária tem prazo de 30 dias. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram apreendidas peças de roupas suspeitas de terem sido utilizadas nos roubos.

(Ezequiel 1)
(Luis Afonso 1)
(Rosane 1)


Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã com a Brigada Militar de Tupanciretã persegue moto após fuga e confirma posse de droga do motociclista - 19/04/24
    • Variedades Tupã com a Brigada Militar de Tupanciretã persegue moto após fuga e confirma posse de droga do motociclista - 19/04/24

    • 19/04/2024 16:24:59
  • Variedades Tupã com Dirigente do MST/RS fala a respeito do novo acampamento em Tupanciretã - 19/04/24
    • Variedades Tupã com Dirigente do MST/RS fala a respeito do novo acampamento em Tupanciretã - 19/04/24

    • 19/04/2024 16:10:43
  • Variedades Tupã apresenta o Espaço Saúde 19/04/24
    • Variedades Tupã apresenta o Espaço Saúde 19/04/24

    • 19/04/2024 09:04:07

Últimos recados

    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915
    • 10.04.2021
    • eduardo luiz louzada gracez
    bom final de semana a todos,um grande abraço pra família Gracez e Louzada,toca a musica ( Mano Lima Minha Terra)que hoje o bicho ta pegando aqui no polo petroquímico de triunfo.trabalhando abaixo de mal tempo.um bom final de semana.
    • 01.04.2021
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Um ótimo feriado e uma feliz páscoa a todos e um grande abraço para o tio João Batista Freitas Gracez do carajá grande,toca pra ele cadela baía do mano lima,e avisar a ele"te cuida aí homem,não te fresqueia na rua,olha a pandemia".obrigado.
    • 14.09.2020
    • Paulo almada
    Felicitar pelo seu aniversário a senhora Erotides Almada de Oliveira mais conhecida como filhinha do seu filho Paulo mora mana e netos Fábio, Priscila e Fabrício. Hoje está controlando 84 anos
    • 04.09.2020
    • Newton
    Bom dia Miguel! Acompanho sempre teu excelente trabalho . TFA

Categorias