Notícias

Rádio Tupã entrevista Gustavo Terra, candidato a Prefeito de Tupanciretã

02/10/2024 10:36:43
Rádio Tupã entrevista Gustavo Terra, candidato a Prefeito de Tupanciretã

Após os debates realizados entre candidatos (a) a vice-prefeitos e prefeitos de Tupanciretã, a Rádio Tupã segue promovendo ações para auxiliar os eleitores na escolha do seu candidato para o dia 6 de outubro.

Estreando sua reformada sala de gravações, a emissora sorteou a ordem de entrevistas pessoais, aonde os candidatos responderam questões da emissora. Desta feita, Gustavo Terra seguiu a série, respondendo 9 perguntas divididas em três blocos. A primeira é uma questão clássica. Quem é Gustavo H. Terra? Como o Senhor se define? Algo mudou em você de 2020 para hoje? Em um trecho da entrevista, Gustavo respondeu:

"Sou Tupanciretanense apaixonado pela minha terra natal, minha família reside aqui, tenho um filho que mora em Santa Maria, tenho o outro filho que mora comigo, sou casado com a Bárbara, filho do Professor Agostinho, da professora Syomara, também pessoas tupanciretanenses que tem uma longa vida junto à comunidade de Tupanciretã, pessoas muito bem-quistas, eu tenho uma base, uma estrutura familiar muito forte da qual me orgulho muito, e as diferenças do Gustavo para de antes de 4 anos para agora, eu diria que com essa experiência em gestão pública, e com esse contraste, esse comparativo permanente entre a gestão privada para Gestão Pública, a gente tem algumas limitações na parte, vamos dizer assim, na tramitação na realização dos nossos projetos". (Gustavo 1)

Gustavo destaca estar hoje muito mais maduro e objetivo diante deste contraste na vida pública. Em seguida, Gustavo respondeu, pois o candidato conhece como funciona a gestão pública municipal no Brasil. Quais são os aspectos positivos e negativos da legislação que rege a gestão pública brasileira? Quais são os principais problemas a serem corrigidos na gestão municipal?

"Eu diria que existe um regramento muito forte atualmente na administração pública, e às vezes a gente até fica um pouco, eu diria indignado com tamanho engessamento que tem a administração municipal, mas a gente entende que é importante que seja assim porque sabe de exemplos aí de vários municípios do Brasil afora onde as regras não são tão seguidas, e muitos acabam atuando em benefício próprio, o que não é a finalidade da gestão pública. Então, como pontos negativos em relação ao privado, como eu falei antes, nós temos a questão processual muito engessada. A administração do município ela tem muito pouco a autonomia nesse modelo tributário, nesse pacto federativo o município recolhe muito e repassa ao estado, a união, e o que fica no município é muito pequeno". (Gustavo 2)

Após intervalo, inicia-se o segundo bloco, e na terceira questão, foi perguntado: quais serão as três prioridades em sua gestão caso seja eleito prefeito de Tupanciretã? Como planeja executar estas prioridades?

"É uma pergunta muito interessante, mas é muito difícil de responder porque a maneira com que nós atuamos nesse primeiro mandato foi, na verdade, tentando abranger todos os segmentos e de igual forma assim como atendendo as demandas de todos os 20 mil cidadãos que nos apresentavam, nós tratamos todos os bairros de igual prioridade tratamos o interior e o rural e o urbano com a mesma prioridade, tratamos as pastas, por exemplo, infraestrutura o planejamento, a saúde, o desenvolvimento social, agricultura, meio ambiente, a educação, todos eles tiveram o mesmo desempenho praticamente a mesma quantidade de projetos e inovação. A própria fazenda com o foco no empreendedorismo, na geração de emprego e renda". (Gustavo 3)

Em seguida, foi iniciado com o seguinte questionamento: nesta campanha o Senhor é o atual Prefeito. Se reeleito, que ações dará segmento, e que modificações serão feitas?

"As ações que vão se dar a continuidade, são todas as ações que nós estamos fazendo. Daremos continuidade eu cito, por exemplo, nós pegamos o município com aproximadamente 134 ruas e via sem pavimentação, e nesses primeiros três anos e meio nós pavimentamos 87 ruas e estamos já adquirindo material para darmos continuidade a pavimentação de mais 25 ruas, e se tudo correr bem, se Deus quiser e tivermos recursos para isso, nós queremos concluir durante essa minha passagem de 8 anos a frente do município, concluir a pavimentação de todas as ruas do município. Então esse é um ponto muito importante, e isso a gente sabe que para quem chegava em casa com poeira ou barro e chegar numa rua pavimentada, isso aí é uma diferença de qualidade de vida impressionante, sem falar nas questões de saúde dessa poeira dentro de casa". (Gustavo 4)

Em seguida foi levantada a questão: a sua coligação é formada por federações e partidos. Como foi a composição para formar esta coligação? Qual o papel que estes entes partidários terão em seu governo?

"Uma grande diferença que eu diria entre as coligações é que na minha Coligação todos os partidos que estão Unidos a nós, vieram em torno de projetos, todos têm um projeto de desenvolvimento semelhante ao nosso, e estamos unidos para fortalecermos a implementação e execução desses projetos. Ninguém se aproximou de nós buscando cargo e também com promessa de cargo, porque eu em momento algum ofereci cargo para ninguém, nem para secretários, nem para coordenadores, nem para qualquer um outro tipo de cargo. Na administração pública nós sabemos que antigamente havia centenas de centenas na prefeitura, hoje eu tenho 60 e poucos CC, não devo aumentar o número de CC, porque nós temos que investir em gente qualificada, gente capacitada e com o menor número e melhor qualidade". (Gustavo 5)

A seguir, a emissora inicia com o questionamento: na sua chapa o candidato a vice-prefeito é o Senhor Márcio Dias. Qual será o papel dele em sua gestão?

"O Márcio é além de ser um amigo meu da vida normal, da vida civil, digamos assim. É um cara muito capacitado, muito qualificado, e eu tenho certeza que o Márcio é um grande coringa dentro dessa administração. No primeiro mandato ele foi naturalmente atraído a pasta da sustentabilidade ambiental e do desenvolvimento do agronegócio porque é a vocação dele, é a origem dele, é o campo, e ele tratou dessa pasta com uma naturalidade muito grande e desempenhou um excelente papel no primeiro mandato". (Gustavo 6)

Gustavo enfatiza que não houve ainda tratativas a respeito de um novo possível mandato. 

No terceiro e último bloco, a emissora inicia com o questionamento: na sua visão, é a principal vocação de Tupanciretã? Para onde Tupanciretã deve focar seus esforços? Como espera que Tupanciretã esteja em 04, 08, 12, 40 anos?

"Tupanciretã foi por alguns anos o primeiro lugar no PIB da Agropecuária do Estado com 1.58% do coeficiente devido ao seu valor adicionado. Depois caímos para 1.56%, hoje, em função dessas intempéries dos últimos anos, nós estamos na terceira colocação, o terceiro Maior PIB da Agropecuária do Estado, com essa vocação tão nítida que 74% da arrecadação vem do agronegócio, 21% vem do Comércio, e aproximadamente 5% da prestação de serviço e meio por cento da indústria. Eu espero que Tupanciretã definitivamente seja um município melhor de se viver, aonde as pessoas sejam mais felizes". (Gustavo 7)

No encerramento dos questionamentos, foi levantada a questão: por que o eleitor de Tupanciretã deverá escolher a sua candidatura para governar Tupanciretã nos próximos 04 anos?

"Eu quando assumi o primeiro mandato, eu tinha um foco muito nítido, muito claro, em fazer apenas um mandato na administração do município e passar o bastão a um sucessor que pudesse também implementar, realizar os seus projetos, os seus sonhos e assim sucessivamente, porque quatro anos é um bom período para nós podermos realizar obras, tanto que fizemos mais de mil e cem obras durante esse nosso mandato, esses projetos eles ainda estão em execução e a gente tem medo de que terminando o nosso governo, no próximo governo não desse continuidade a todos esses projetos de desenvolvimento, e a oportunidade de poder realizar ainda mais em todos os aspectos". (Gustavo 8)

Durante esta entrevista, sobrou alguns minutos para a despedida de Gustavo, reforçando o agradecimento aos seus eleitores e colegas de coligação, convidando a comunidade para votarem em sua chapa. Suas declarações estão disponíveis na íntegra nas plataformas digitais desta emissora.

Áudio 1 - 02 de outubro - (Gustavo 1)
Áudio 1 - 02 de outubro - (Gustavo 2)
Áudio 1 - 02 de outubro - (Gustavo 3)
Áudio 1 - 02 de outubro - (Gustavo 4)
Áudio 1 - 02 de outubro - (Gustavo 5)
Áudio 1 - 02 de outubro - (Gustavo 6)
Áudio 1 - 02 de outubro - (Gustavo 7)
Áudio 1 - 02 de outubro - (Gustavo 8)


Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã com Espaço saúde - 29/11/24
    • Variedades Tupã com Espaço saúde - 29/11/24

    • 29/11/2024 11:59:08
  • Variedades Tupã com os Indicadores agropecuários - 29/11/24
    • Variedades Tupã com os Indicadores agropecuários - 29/11/24

    • 29/11/2024 11:56:42
  • Variedades Tupã e o Tempo - 29/11/24
    • Variedades Tupã e o Tempo - 29/11/24

    • 29/11/2024 11:55:51

Últimos recados

    • 05.05.2024
    • Sonia Regina Vieira Mattoso
    Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades.
    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915
    • 10.04.2021
    • eduardo luiz louzada gracez
    bom final de semana a todos,um grande abraço pra família Gracez e Louzada,toca a musica ( Mano Lima Minha Terra)que hoje o bicho ta pegando aqui no polo petroquímico de triunfo.trabalhando abaixo de mal tempo.um bom final de semana.
    • 01.04.2021
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Um ótimo feriado e uma feliz páscoa a todos e um grande abraço para o tio João Batista Freitas Gracez do carajá grande,toca pra ele cadela baía do mano lima,e avisar a ele"te cuida aí homem,não te fresqueia na rua,olha a pandemia".obrigado.
    • 14.09.2020
    • Paulo almada
    Felicitar pelo seu aniversário a senhora Erotides Almada de Oliveira mais conhecida como filhinha do seu filho Paulo mora mana e netos Fábio, Priscila e Fabrício. Hoje está controlando 84 anos

Categorias