Notícias

Produtores levam demandas ao Congresso e mobilizam apoio em Tupanciretã

09/04/2026 10:44:43
Produtores levam demandas ao Congresso e mobilizam apoio em Tupanciretã

A coordenadora do SOS Agro RS, Grazielle de Camargo, concedeu entrevista à Rádio Tupã para comentar a reunião realizada no Congresso Nacional, junto à Comissão de Agricultura, onde foram debatidas questões relacionadas ao setor produtivo.

Durante a entrevista, Grazielle destacou a importância do diálogo direto com empresas e autoridades, além de apontar a falta de transparência em temas considerados essenciais para os produtores:

Esta foi a segunda vez que nós, produtores, tivemos a oportunidade de conversar diretamente com a equipe da Bayer. Antes, isso não acontecia — o assunto era tratado a portas fechadas, apenas com algumas entidades do setor, e muitos fatos não chegavam ao conhecimento dos produtores.

Na reunião de ontem, questionei bastante o diretor da Bayer Brasil, Fabiano, especialmente sobre o vencimento das patentes. Esse é um tema que, muitas vezes, eles evitam esclarecer, até porque existem processos judiciais em andamento.

O problema é justamente a falta de transparência. Muitas informações não são claras, e isso tem sido uma cobrança constante do movimento. O produtor precisa ter acesso a todos os dados para tomar decisões com segurança dentro da sua propriedade.

A reunião foi intensa — iniciou às 16h e se estendeu até a noite. Em diversos momentos, houve resistência em responder objetivamente quando vence a patente da tecnologia Intacta RR2 Pro, que é amplamente utilizada nas propriedades.

Inclusive, um advogado que falou antes de mim afirmou que essa tecnologia já teria vencido, e que outra tecnologia semelhante venceu em 2020. Ou seja, há uma disputa judicial em andamento sobre esse tema.

Ao final da audiência, foi informado que a patente da Intacta venceria em 2028. No entanto, as informações que temos indicam que o vencimento seria em 26 de maio de 2026.

Essa divergência reforça ainda mais a necessidade de transparência e clareza para o produtor.” (Grazielle 1)

A discussão tem gerado repercussão entre os produtores rurais, especialmente em relação aos custos da produção. Uma das comparações feitas pelo setor é de que a situação se assemelha a financiar um bem, quitá-lo e, ainda assim, continuar pagando pelo seu uso.

Diante do cenário atual, produtores também defendem maior flexibilização para o pagamento de dívidas, considerando o alto custo das lavouras e a dificuldade em alcançar boas médias de produção. Outro ponto de debate é a cobrança de taxas, que podem chegar a 7,5%, mesmo em um contexto de rentabilidade reduzida.

Sobre o Projeto de Lei 5.122/2023, Grazielle informou que houve avanço na tramitação. O senador Renan Calheiros foi definido como relator da proposta, que deverá passar por ajustes antes da apresentação do relatório final e posterior encaminhamento ao plenário.

Além da atuação em nível nacional, o movimento também busca mobilização local. No dia 27, o SOS Agro RS estará na Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã, com o objetivo de angariar apoio dos parlamentares para a aprovação de uma moção em defesa das pautas do setor.

A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.

Áudio 1 - 9 de abril - (Grazielle 1)


Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã com ensaio aberto da invernada mirim busca apoio da comunidade em Tupanciretã - 10/04/26
    • Variedades Tupã com ensaio aberto da invernada mirim busca apoio da comunidade em Tupanciretã - 10/04/26

    • 10/04/2026 14:54:21
  • Variedades Tupã com padre  que assume temporariamente a paróquia e reforça cuidado com recuperação de Ênio em Tupanciretã - 10/04/26
    • Variedades Tupã com padre que assume temporariamente a paróquia e reforça cuidado com recuperação de Ênio em Tupanciretã - 10/04/26

    • 10/04/2026 14:52:46
  • Variedades Tupã apresenta os Indicadores Agropecuários 10/04/2026
    • Variedades Tupã apresenta os Indicadores Agropecuários 10/04/2026

    • 10/04/2026 09:52:34

Últimos recados

    • 17.07.2025
    • Paulo César Godoi
    Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos.
    • 30.04.2025
    • Marizane Rodrigues
    Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO)
    • 18.10.2024
    • Karen
    Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção
    • 05.05.2024
    • Sonia Regina Vieira Mattoso
    Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades.
    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915

Categorias