Notícias
Presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã repercute participação no SOS AGRO RS em Porto Alegre
09/08/2024 10:47:18
Julieta Dal Castel Lopes, Presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã, concedeu entrevista à Rádio Tupã na manhã de sexta-feira, repercutindo o evento do SOS AGRO RS ocorrido em Porto Alegre.
Inúmeras entidades, produtores e políticos se reuniram, e segundo os organizadores, mais de 3 mil pessoas estavam reunidas antes das 10 horas na Casa do Gaúcho, no Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho. Julieta aponta os próximos passos:
"Primeira ação será na terça-feira, haverá uma audiência pública em Brasília da qual os participantes, principais do Agro, estarão participando, vão colocar ônibus à disposição de quem desejar ir terça-feira agora em Brasília e lá será entregue novamente as reivindicações, será acompanhado essas medidas que foram a MP foi alterada, foi pedido alguns itens, alguns artigos ali foram solicitados alterações pela parte e agora depende muito de acontecer isso, mas ninguém tem previsão. Ouvimos a manifestação do próprio representante do ministério, onde ele diz que só após a publicação para saber quais as alterações que ocorreram, então a gente não tem como te falar sobre isso. A nossa percepção é que realmente o produtor, como tá chegando perto do dia 15, e não temos nada de concreto, o produtor tá acordando junto". (Julieta 1)
Foram mais de 5 horas de evento, transmitido pelo AgroDelas, com falas de autoridades, como a de Gedeão Silveira Pereira, presidente da Farsul, entidade parceira do movimento, comentando sobre a MP:
"E o que não nos agradou na medida provisória, e por que isso nós estamos aqui, porque o governo tentou, chamou até a Grazi a Brasília junto com as cooperativas, o governo tentou fazer alguma coisa. Nós não sabemos se quem tá tentando que é o nosso Ministério da Agricultura tem força para poder resolver o tempo, porque na realidade o que veio nessa Medida Provisória que não nos contempla, ela veio extremamente burocrática, difícil de acessar, porque depende de conselhos municipais, quando o sistema financeiro que teve reunido lá na Farsul na sexta-feira passada, Banco do Brasil, sistema Sicredi, BADESUL, e eles mesmo disseram não precisa nada disso, basta o produtor rural que é nosso cliente e nós conhecemos a vida de cada produtor Rural desse Estado, dizer a situação dele, quando muito uma declaração". (Gedeão 1)
O governador do Estado, Eduardo Leite, enfatizou a razão do evento:
"Porque eu sei que nesse Brasil polarizado, de enfrentamento de campos políticos, não faltará quem queira traduzir e dizer que este movimento tem alguma conotação partidária, alguma conotação de oposição a determinado partido, determinada corrente política seja o que for, e eu digo e aqui em alto e bom som para que a imprensa que cobre este evento leve essa mensagem, este recado a Brasília. Não se trata aqui de um movimento de oposição para fustigar, para desgastar ou qualquer coisa, é o movimento de Defesa do Rio Grande do Sul, é um movimento de Defesa do agronegócio". (Eduardo Leite 1)
Logo após, Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag, tomou uso da palavra:
"Quero dizer para vocês que é importante vocês estarem aqui e que a vinda de vocês em Cachoeira, em Rio Pardo, elas nos dá certeza de que a verdade a Farsul e a Fetag não está trabalhando sozinha, que os produtores estão junto com nós e aquele trabalho que vocês fizeram dos dois eventos nos dá, por exemplo, ontem às 11:30, receber a ligação do ministro Paulo Teixeira, isso é fruto de quê, da união de vocês e eu considero que a união de vocês não é um evento paralelo, é um evento complementar de apoio a falta da Fetag e da Farsul e que vai fazer toda a diferença, sim, já está fazendo e vai fazer mais, mas vocês têm que saber que vocês estão aqui hoje infelizmente por vocês e por muitos que estão em casa e que deveria estar aqui com vocês também, mas que não vieram". (Joel 1)
Agora, os produtores aguardam pelas alterações, fiscalizando se irá ocorrer o necessário para a retomada de suas vidas produtivas no campo. Maquinários seguem em pontos estratégicos das mais de 50 cidades apoiadoras deste movimento, caso necessário realizar novas manifestações.
Facebook Twitter Enviar por email Copiar Link Compartilhar pelo WhatsApp Imprimir
Voltar
Entrevistas
Últimos recados
-
- 17.07.2025
- Paulo César Godoi
Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos. -
- 30.04.2025
- Marizane Rodrigues
Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO) -
- 18.10.2024
- Karen
Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção -
- 05.05.2024
- Sonia Regina Vieira Mattoso
Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades. -
- 15.03.2022
- acmfazendas
Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824 -
- 15.06.2021
- Cleto
Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915





