Notícias
Poesia que homenageia Tupanciretã conquista quatro troféus no Obelisco da Poesia Gaúcha
13/07/2026 16:06:19
O 3º Obelisco da Poesia Gaúcha foi realizado na noite de sábado, 12 de julho, no CTG Herança Paternal, em Dom Pedrito. Antes da programação principal, às 18h, ocorreu o 3º Renascer da Poesia Crioula, festival voltado a declamadores e declamadoras com idades entre 8 e 16 anos.
A comissão avaliadora dos dois certames foi composta por Chico Teixeira, Evair Gomez e Guilherme Collares.
Entre os destaques do festival esteve a poetisa Diully Silveira Pomorski, de São Gabriel. Aos 21 anos, a autora classificou sua obra "Entre o Tempo e o Destino" entre as dez poesias inéditas selecionadas para subir ao palco e conquistou o maior número de premiações da edição, com quatro troféus.
A obra recebeu os seguintes reconhecimentos:
Troféu Destaque – Personalidade Feminina, para Diully Silveira Pomorski;
Troféu Destaque – Melhor Trabalho de Palco, com autoria de Diully Silveira Pomorski, interpretação de Muriel Machado Lopes e amadrinhamento de Leonardo Nunes e Douglas Dias;
2º Melhor Intérprete, para Muriel Machado Lopes;
2º Melhor Amadrinhador, para Leonardo Nunes e Douglas Dias.
No palco, a poesia foi interpretada por Muriel Machado Lopes, campeã nacional e campeã do ENART na modalidade Declamação. A apresentação também contou com o acompanhamento musical de Leonardo Nunes e Douglas Dias.
A obra retrata um romance inspirado em fatos reais. Segundo a autora, trata-se de uma história que ainda não possuía um desfecho, mas que precisava ser contada.
Ao longo dos versos, a narrativa apresenta o amor entre um gaiteiro de Tupanciretã, conhecida como a Terra da Mãe de Deus, e uma poeta de Ijuí, a Capital Mundial das Etnias. Com sensibilidade, a autora conduz o público por uma história construída com paciência, mostrando que existem amores moldados pelo tempo e escritos, pouco a pouco, pelo destino.
A referência a Tupanciretã, destacando a identidade cultural e religiosa do município, chamou a atenção do público e integrou uma das obras mais premiadas de um dos principais festivais de poesia do Rio Grande do Sul.
Facebook Twitter Enviar por email Copiar Link Compartilhar pelo WhatsApp Imprimir
Voltar
Entrevistas
Últimos recados
-
- 17.07.2025
- Paulo César Godoi
Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos. -
- 30.04.2025
- Marizane Rodrigues
Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO) -
- 18.10.2024
- Karen
Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção -
- 05.05.2024
- Sonia Regina Vieira Mattoso
Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades. -
- 15.03.2022
- acmfazendas
Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824 -
- 15.06.2021
- Cleto
Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915





