Notícias

Pesquisa apresenta: o rádio continua sendo a plataforma mais usada para ouvir áudio

11/09/2025 14:29:34
Pesquisa apresenta: o rádio continua sendo a plataforma mais usada para ouvir áudio

O áudio transcende a simples emissão de sons; ele se manifesta como conexão, presença e emoção. Em um mundo cada vez mais multitarefas, o áudio se destaca como um dos poucos formatos capazes de acompanhar o consumidor em todos os momentos do dia, proporcionando experiências imersivas e íntimas que deixam sua marca. A ascensão dos podcasts, streamings e formatos digitais do rádio tem reinventado o áudio, concedendo-lhe novos espaços nas estratégias de mídia.

O estudo Inside Audio 2025, da Kantar IBOPE Media, oferece uma visão detalhada sobre o cenário do consumo de áudio no Brasil, destacando a sua onipresença e o impacto significativo, especialmente do rádio.

Os dados da Kantar mostram que a força do áudio é inegável, com mais de 9 em cada 10 brasileiros (92%) consumindo algum formato de áudio – seja rádio, músicas, streamings ou podcasts. Essa presença constante no dia a dia dos ouvintes permite que a publicidade em áudio crie conexões autênticas e envolventes, informando, emocionando e influenciando de maneira natural e poderosa.

Rádio: um meio com alcance massivo e atenção diária
O rádio mantém sua relevância como um meio de comunicação robusto no Brasil. Ele se destaca por oferecer alcance massivo, regionalização e credibilidade, atributos valiosos para marcas que buscam um impacto real na comunicação com seus consumidores.

Os principais achados do Inside Audio 2025 sobre o rádio incluem:

Alcance expressivo: 79% dos ouvintes nas 13 Regiões Metropolitanas pesquisadas ouvem rádio.
Tempo de escuta diário: A média diária de escuta de rádio é de 3 horas e 47 minutos entre os ouvintes.
Valores percebidos: O rádio é associado a características e sentimentos marcantes, como informação (60%), emoção (54%), diversão (36%) e companheirismo (29%). Ele é visto como mais do que mídia, mas como uma “memória afetiva que acompanha os brasileiros ao longo da vida”.
Força local: A pesquisa detalha o consumo de rádio por cidade, evidenciando a robustez do meio em diversas regiões. Por exemplo, a Grande Belo Horizonte registra 87% de alcance, enquanto a Grande Rio de Janeiro tem a maior média de escuta diária, com 4 horas e 15 minutos. Essa força local contribui para o seu vigor nacional.
Multiplataforma: O conteúdo das emissoras de rádio transcende o canal tradicional do AM/FM, estando presente em múltiplas plataformas. 70% da audiência ainda ocorre via AM/FM, mas há uma presença crescente no digital, com 33% ouvindo no YouTube, 16% em serviços de streaming de áudio, 13% no aplicativo da emissora e 12% nas redes sociais da emissora. Isso demonstra a capacidade do rádio de se adaptar e se manter relevante.

O impacto da publicidade em áudio
Em um cenário onde a atenção é disputada constantemente, o áudio conquista espaço ao transformar anúncios em experiências que realmente conectam. Para as marcas, isso representa uma oportunidade valiosa de engajar com autenticidade e impacto, gerando ação e conversão.

Alguns destaques sobre a publicidade em áudio:

Engajamento do público: 56% dos ouvintes gostam do formato das propagandas e 56% prestam atenção nos anúncios.
Poder de conversão: 43% dos ouvintes de rádio já compraram ou pesquisaram algum produto ou serviço em função de um anúncio que ouviram em áudio.
Características marcantes: As principais características que tornam a publicidade em áudio memorável para os ouvintes de rádio são:
Humor e leveza na comunicação (47%).
Criatividade na forma de contar histórias (28%).
Atualização sobre novidades ou promoções de produtos ou marcas (28%).
Anúncios que fazem sentido para o ouvinte (25%).
Sensação de proximidade ou conversa direta com o locutor (19%).

A ascensão do áudio online e novos formatos
Na era da personalização e mobilidade, o áudio online se destaca por oferecer conveniência, curadoria e conexão. Entre os ouvintes de rádio, 50% ouviram ou baixaram podcasts nos últimos 3 meses, e 60% ouvem streaming de música.

Os principais diferenciais que fazem os ouvintes escolherem o áudio online são:

Acesso sob demanda (54%).
Variedade de conteúdo disponível (52%).
Facilidade de acesso em diferentes dispositivos e locais (37%).
Personalização de recomendações com base no gosto do ouvinte (37%).
Controle total da reprodução (pausar, voltar, pular faixas) (34%).
Esses novos formatos de áudio rompem barreiras, ampliam o alcance das marcas e conectam diferentes públicos, consolidando o áudio como um canal estratégico, repleto de conteúdos diversos e oportunidades únicas de engajamento.

Fonte: Kantar IBOPE Media



Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã entrevista sobre o Residencial 60+ 12/09/25
    • Variedades Tupã entrevista sobre o Residencial 60+ 12/09/25

    • 12/09/2025 15:56:56
  • Variedades Tupã entrevista equipe da Semana Farroupilha 12/09/25
    • Variedades Tupã entrevista equipe da Semana Farroupilha 12/09/25

    • 12/09/2025 15:55:31
  • Variedades Tupã apresenta o Espaço Saúde 12/09/25
    • Variedades Tupã apresenta o Espaço Saúde 12/09/25

    • 12/09/2025 09:07:50

Últimos recados

    • 17.07.2025
    • Paulo César Godoi
    Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos.
    • 30.04.2025
    • Marizane Rodrigues
    Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO)
    • 05.05.2024
    • Sonia Regina Vieira Mattoso
    Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades.
    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915
    • 10.04.2021
    • eduardo luiz louzada gracez
    bom final de semana a todos,um grande abraço pra família Gracez e Louzada,toca a musica ( Mano Lima Minha Terra)que hoje o bicho ta pegando aqui no polo petroquímico de triunfo.trabalhando abaixo de mal tempo.um bom final de semana.

Categorias