Notícias

PC deflagra a operação Pólemos cumprindo mandados de prisão e busca em Júlio de Castilhos e em três presídios

19/04/2024 10:45:15
PC deflagra a operação Pólemos cumprindo mandados de prisão e busca em Júlio de Castilhos e em três presídios

No início da manhã desta sexta-feira (19/04/2024), a Polícia Civil cumpriu 26 (vinte e seis) ordens judiciais, sendo 7 (sete) mandados de prisão preventiva e 19 (dezenove) mandados de busca e apreensão.

Em Júlio de Castilhos foram cumpridos 6 (seis) mandados de prisão preventiva e 18 (dezoito) mandados de busca e apreensão; sendo que um dos mandados de prisão preventiva foi cumprido no Presídio Estadual de Júlio de Castilhos. Na Penitenciária Estadual de Santa Maria foi cumprido um mandado de prisão preventiva. Já no Presídio Estadual de Cruz Alta foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão.

O objetivo da operação foi desarticular organização voltada para o tráfico de drogas existente nesta cidade, a qual é comandada por um apenado no Presídio Estadual de Cruz Alta.

Durante a investigação que culminou na operação de hoje, houve a prisão em flagrante de 5 (cinco) indivíduos. No dia 01 de março, dois homens, de 44 e 35 anos, foram presos em flagrante, no bairro centro, com drogas, balanças de precisão, anotações referentes ao tráfico de drogas, dinheiro em espécie e aparelhos celulares. No dia 07 de março, uma mulher, de 52 anos, foi presa em flagrante, no bairro Tancredo Neves, com uma pistola, calibre 9mm, um revólver, calibre .38, 34 (trinta e quatro) cartuchos de munição de calibre .38, 19 (dezenove) cartuchos de munição calibre 9mm, 14 (quatorze) cartuchos de munição de calibre .22, 15 (quinze) cartuchos de munição de calibre .12, e um aparelho celular; a presa é suspeita de colaborar com o tráfico de drogas, ora guardando drogas, ora guardando armas de fogo para a facção que controla o comércio de drogas nesta cidade. Já no dia 02 de abril, duas mulheres, de 53 e 29 anos, foram presas em flagrante, no bairro Centro baixo, com 9 (nove) porções de cocaína com peso total aproximado de 521g (quinhentos e vinte um gramas), uma arma de fogo, calibre .38, municiada com dois cartuchos de munição, um caderno com anotações referentes ao tráfico de drogas, 80 (oitenta) buchas de crack, 4 (quatro) porções de maconha pesando aproximadamente 102 (cento e dois gramas), 2 (duas) balanças de precisão, e R$ 305,00 (trezentos e cinco reais) em espécie. Em continuidade à investigação para apurar outros vínculos dos presos e com o fim de colher materialidade do crime de tráfico de drogas, foi possível chegar aos alvos da operação de hoje.

Durante o cumprimento dos mandados, nos bairros Centro, Centro baixo, Tancredo Neves, Independência, Santo Antônio e Castelo Branco, foram apreendidos: 130 (cento e trinta) buchas de cocaína; mais de cinco mil reais em dinheiro; 14 (quatorze) aparelhos celulares; cadernos com anotações referentes ao tráfico; petrechos para embalar drogas; balanças; um veículo; uma motocicleta; duas máquinas de cartão; entre outros objetos.

Também houve duas prisões em flagrante por tráfico de drogas, no bairro Centro baixo.

No Presídio Estadual de Cruz Alta foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão, onde foram apreendidos carregadores e um aparelho celular. Este preso, chefe da organização nesta cidade e em outras da região, que possui 33 anos e é natural de São Leopoldo, possui antecedentes policiais por latrocínio, roubo majorado (duas vezes), porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, homicídio qualificado, estupro, tráfico de drogas (duas vezes), associação para o tráfico (duas vezes), receptação e organização criminosa.

Após os procedimentos de praxe na Delegacia de Polícia, os homens foram encaminhados ao Presídio Estadual de Júlio de Castilhos, onde ficarão à disposição da Justiça.

Dois indivíduos não foram localizados e encontram-se na condição de foragidos; portanto, o saldo final de prisões da operação é de 7 (sete) presos: 2 (dois) em flagrante e 5 (cinco) preventivamente.

A ação foi coordenada pelo Delegado Adriano Winkelmann De Rossi, titular da DP/Júlio de Castilhos e contou com o apoio de 88 policiais e 25 viaturas da: Delegacia de Polícia Regional de Santa Maria (3ª/DPR), Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Santa Maria, Delegacia de Polícia de Repressão às Organizações Criminosas Organizadas (DRACO) de Santa Maria, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Delegacias de Polícia de Santa Maria, Delegacia de Polícia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) de Santa Maria, Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria, Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria, das Delegacias de Polícia de Tupanciretã, Itaara, São Pedro do Sul, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Agudo, São Sepé, Ivorá, Silveira Martins, Pinhal Grande; 1ª Delegacia de Polícia, Delegacia de Polícia de Repressão às Organizações Criminosas Organizadas (DRACO) e Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) de Cruz Alta; e, da Polícia Penal.



Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã entrevista o atleta Alcides Ribas 24/05/24
    • Variedades Tupã entrevista o atleta Alcides Ribas 24/05/24

    • 24/05/2024 15:55:52
  • Variedades Tupã apresenta os Indicadores Agropecuários 24/05/24
    • Variedades Tupã apresenta os Indicadores Agropecuários 24/05/24

    • 24/05/2024 09:24:47
  • Variedades Tupã apresenta a Previsão do Tempo 24/05/24
    • Variedades Tupã apresenta a Previsão do Tempo 24/05/24

    • 24/05/2024 09:04:52

Últimos recados

    • 05.05.2024
    • Sonia Regina Vieira Mattoso
    Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades.
    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915
    • 10.04.2021
    • eduardo luiz louzada gracez
    bom final de semana a todos,um grande abraço pra família Gracez e Louzada,toca a musica ( Mano Lima Minha Terra)que hoje o bicho ta pegando aqui no polo petroquímico de triunfo.trabalhando abaixo de mal tempo.um bom final de semana.
    • 01.04.2021
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Um ótimo feriado e uma feliz páscoa a todos e um grande abraço para o tio João Batista Freitas Gracez do carajá grande,toca pra ele cadela baía do mano lima,e avisar a ele"te cuida aí homem,não te fresqueia na rua,olha a pandemia".obrigado.
    • 14.09.2020
    • Paulo almada
    Felicitar pelo seu aniversário a senhora Erotides Almada de Oliveira mais conhecida como filhinha do seu filho Paulo mora mana e netos Fábio, Priscila e Fabrício. Hoje está controlando 84 anos

Categorias