Notícias

Na tradicional abertura com o Desfile dos Campeões, 44ª Expointer é reconhecida como a “feira da retomada”

10/09/2021 16:16:49
Na tradicional abertura com o Desfile dos Campeões, 44ª Expointer é reconhecida como a “feira da retomada”

Em mais uma edição especial, com público limitado e focado no perfil de negócios, técnico e profissional, a 44ª Expointer foi oficialmente aberta nesta sexta (10), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Entre diversas adaptações e protocolos sanitários rigorosos por conta da pandemia, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina manteve o tradicional Desfile dos Campeões, as homenagens e a presença de autoridades no antepenúltimo dia. Entre os presentes na abertura, estavam o governador Eduardo Leite e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

A Expointer 2021 é uma das poucas feiras agropecuárias realizadas neste ano no país, graças a rigorosos cuidados sanitários, restrição de 15 mil visitantes por dia e atividades de conscientização. Ainda que o evento siga por mais três dias, até domingo (12), as avaliações são positivas, tanto em termos sanitários como nos resultados dos negócios.

“O agronegócio ousou fazer a Expointer da retomada, impulsionado por uma safra recorde e pelas oportunidades incríveis de mercado abertas pelo novo status sanitário do RS como zona livre de aftosa sem vacinação. Certamente, a Expointer de 2021 é uma feira de colheitas. Colhemos aqui, também, os frutos de uma aposta que se mostrou certeira: fazer uma feira ainda sob os rigores da pandemia, mas de forma controlada, com todos os cuidados. A rigidez e as normas, por certo, mudaram a Expointer que conhecíamos, mas não retiraram a sua alma: ser um espaço para a celebração da vitória do esforço de quem acredita que é possível criar e produzir”, afirmou o governador Leite em seu pronunciamento.

Ao destacar os avanços na superação da crise fiscal colhidos pelo seu governo, que estão possibilitando o Estado voltar a investir, com um amplo programa de investimentos organizado no Avançar RS, Leite reforçou o anúncio feito na quinta (9): o Rio Grande do Sul acumula crescimento do PIB de 4,7% desde o início da gestão, bem acima do resultado de 1,5% alcançado pelo país no mesmo período.

“Parte da explicação para este desempenho positivo da economia gaúcha encontramos aqui mesmo nesta Expointer histórica, a Expointer da retomada, em que o setor primário e a indústria que o abastece reafirmam sua tradição, inovação e resiliência”, afirmou o governador.

Durante a cerimônia de abertura, 115 animais, de 89 raças diferentes, exibiram suas rosetas e faixas de campeões ao lado de seus cabanheiros e criadores. Todos passaram pelos julgamentos que começaram meses antes da feira, em etapas classificatórias que determinaram o melhor da genética de cada espécie entre os 2.820 animais de argola inscritos.

Também foram entregues a Medalha Assis Brasil, honraria destinada a personalidades com relevante contribuição ao agronegócio, para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e ao superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.
Em seu discurso, a ministra citou números expressivos do agronegócio gaúcho e destacou a sua importância para o país e para o mundo como produtor de alimentos. Além disso, Tereza Cristina entregou em mãos para o governador o certificado oficial da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que reconheceu o RS como área livre de febre aftosa sem vacinação.

“Entrego oficialmente em mãos para lembrar sempre da importância que tem a pecuária do RS para o nosso país. Obrigada pelo esforço dos produtores rurais. Se não fosse por eles, junto com o esforço do governo do estado e da nossa equipe do ministério, não teríamos chegado a este resultado, que representará novas aberturas de mercado e mais competitividade e renda para o agro gaúcho”, afirmou Tereza Cristina.

Em sua manifestação, a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, destacou o esforço conjunto de todos os órgãos do governo do Estado, especialmente das secretarias da Agricultura e da Saúde, com destaque para o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), que lideram a equipe de monitores e agentes da saúde que cuidam da segurança sanitária da feira.

“A 44ª Expointer tem a marca da união, da solidariedade e da superação. Além de garantir a segurança sanitária com protocolos, testagem e organização impecáveis, a Expointer deu um recado importante a todo o Brasil: chegou a hora de apostar na retomada. Chegou a hora de se inspirar na força do agro para seguir em frente e olhar para o horizonte”, afirmou Silvana.

Além do Desfile dos Campeões, o evento incluiu apresentação musical da banda da Brigada Militar, uma exibição do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda – Regimento Osório e discursos, entre eles do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, e dos presidentes das entidades parcerias: da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia; da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergilio Perius; do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers), Claudio Bier; da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva; e da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira.



Voltar

Entrevistas

  • Entrevista com o Deputado Federal Darci Pompeo de Mattos
    • Entrevista com o Deputado Federal Darci Pompeo de Mattos

    • 28/09/2021 10:27:21
  • Entrevista com o Deputado Federal Heitor Schuch
    • Entrevista com o Deputado Federal Heitor Schuch

    • 28/09/2021 09:33:57
  • Programa Encontro Marcado: “Construindo e mantendo a confiança.”
    • Programa Encontro Marcado: “Construindo e mantendo a confiança.”

    • 28/09/2021 08:51:14

Últimos recados

    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915
    • 10.04.2021
    • eduardo luiz louzada gracez
    bom final de semana a todos,um grande abraço pra família Gracez e Louzada,toca a musica ( Mano Lima Minha Terra)que hoje o bicho ta pegando aqui no polo petroquímico de triunfo.trabalhando abaixo de mal tempo.um bom final de semana.
    • 01.04.2021
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Um ótimo feriado e uma feliz páscoa a todos e um grande abraço para o tio João Batista Freitas Gracez do carajá grande,toca pra ele cadela baía do mano lima,e avisar a ele"te cuida aí homem,não te fresqueia na rua,olha a pandemia".obrigado.
    • 14.09.2020
    • Paulo almada
    Felicitar pelo seu aniversário a senhora Erotides Almada de Oliveira mais conhecida como filhinha do seu filho Paulo mora mana e netos Fábio, Priscila e Fabrício. Hoje está controlando 84 anos
    • 04.09.2020
    • Newton
    Bom dia Miguel! Acompanho sempre teu excelente trabalho . TFA
    • 03.04.2020
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Parabéns pela programação...curtindo a rádio via internet da cidade de esteio, gostaria de ouvir a música DOMADOR VENTENA Do grande BAITACA, oferecer para o tio João Batista Freitas Gracez lá do carajá grande na joia.um abraço para este xiru véio. Um abraço a todos da rádio.

Categorias