Notícias
MST repudia caso de cárcere privado em assentamento de Tupanciretã e cobra rigor na apuração
02/02/2026 15:37:11
No dia 29 de janeiro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) veio a público para se manifestar sobre um fato considerado gravíssimo ocorrido no Assentamento Conquista da Esperança, em Tupanciretã, onde uma mulher foi encontrada em situação de cárcere privado, acorrentada dentro de sua residência e com evidentes sinais de agressão física, caracterizando violência doméstica.
Em nota oficial, o MST destacou que, desde a sua fundação, há 42 anos, tem como princípios a luta coletiva pela terra, pela Reforma Agrária e pela construção de novas relações sociais, baseadas na igualdade, no respeito e na dignidade humana. O movimento reforçou que a violência, em qualquer de suas formas, é incompatível com seus valores.
O MST afirmou repudiar de forma veemente e absoluta o ato de violência e ressaltou que não tolera agressões contra mulheres em nenhum espaço, seja dentro ou fora de assentamentos. Segundo a manifestação, o ocorrido fere profundamente os valores humanistas defendidos pelo movimento.
A nota também esclarece que o assentamento é fruto de uma luta coletiva por justiça social e que os indivíduos envolvidos no crime possuem histórico anterior em outras localidades, não representando os valores comunitários construídos no local. O MST afirma que não compactua nem se responsabiliza por atos individuais que violem a lei e os direitos humanos, cobrando das autoridades a apuração rigorosa dos fatos e a punição exemplar dos responsáveis.
O movimento destacou ainda que, ao longo de sua trajetória, desenvolve ações contínuas de formação política e social, com ênfase no combate a todas as formas de opressão, especialmente na conscientização pela igualdade de gênero e pela erradicação da violência contra a mulher.
Por fim, o MST manifestou solidariedade à vítima, desejando sua recuperação física e emocional, e colocou-se à disposição para prestar apoio, em conjunto com as redes de proteção e assistência social. A nota encerra reafirmando o compromisso com a construção de uma sociedade justa, igualitária e livre de violência.
Prisão em flagrante
Sobre o caso, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Tupanciretã, informou que, em 2026, um homem de 28 anos foi preso em flagrante pelos crimes de sequestro, cárcere privado e lesão corporal, no contexto de violência doméstica.
Conforme relatou ao Diário de Santa Maria o delegado substituto da DP de Tupanciretã, Carlos Alberto Dias Gonçalves, o caso já possuía histórico de agressões. Segundo ele, a vítima vivia sob constrangimento físico e psicológico há cerca de sete anos de relacionamento, mas não havia conseguido formalizar denúncias anteriormente.
O Tribunal de Justiça do Estado determinou a prisão preventiva do acusado. A Polícia Civil reforça que mantém canais permanentes de contato com a comunidade e destaca a importância da denúncia para interromper ciclos de violência.
Foto: Gabriela Felin - MST
Facebook Twitter Enviar por email Copiar Link Compartilhar pelo WhatsApp Imprimir
Voltar
Entrevistas
Últimos recados
-
- 17.07.2025
- Paulo César Godoi
Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos. -
- 30.04.2025
- Marizane Rodrigues
Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO) -
- 18.10.2024
- Karen
Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção -
- 05.05.2024
- Sonia Regina Vieira Mattoso
Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades. -
- 15.03.2022
- acmfazendas
Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824 -
- 15.06.2021
- Cleto
Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915





