Notícias
Meteorologista aponta tempo firme, calor acima dos 30 °C e pouca chance de chuva em Tupanciretã
23/01/2026 10:16:35
Na manhã desta sexta-feira (23), o meteorologista Ricardo Reinke concedeu entrevista à Rádio Tupã, trazendo detalhes sobre a previsão do tempo para esta sexta-feira e para o final de semana em Tupanciretã e região.
Ao iniciar a entrevista, Reinke destacou o cenário de tempo seco e desfavorável à ocorrência de chuvas no município.
“De uma forma geral, segue um padrão desfavorável à ocorrência de chuva na região. Hoje o dia amanheceu com cerca de 18 graus, presença de poucas nuvens e a temperatura máxima deve ficar em torno dos 30 graus.
No final de semana, o sol volta a predominar, com aumento de nuvens em alguns momentos, principalmente da tarde para a noite. As temperaturas ficam entre 17 e 18 graus durante a madrugada e o amanhecer, e à tarde podem ultrapassar os 30 graus, chegando aos 31 ou 32 graus. Não há prognóstico de chuva para os próximos dias.” (Ricardo 1)
Na sequência, o meteorologista comentou sobre as temperaturas mais baixas registradas no início do ano, consideradas atípicas para o mês de janeiro.
“Na verdade, neste mês as temperaturas chegaram a cerca de 10 graus em Tupanciretã. Se analisarmos as menores e maiores temperaturas registradas no mês de janeiro, tivemos uma mínima de 10,3 graus — praticamente 10 graus — registrada na estação oficial. Em outros pontos do município, as marcas podem ter sido ainda menores.
Já a temperatura máxima registrada até o momento foi de 34 graus, também na estação oficial.
O principal motivo dessa queda nas temperaturas foi a entrada de uma massa de ar frio na região. Um dos fatores que contribuem para esse comportamento é a condição do fenômeno La Niña. Em anos de La Niña, não é incomum a ocorrência de períodos com entradas de ar frio no fim do ano, na virada do ano e também no início de janeiro.” (Ricardo 2)
Para finalizar, Ricardo Reinke falou sobre a possibilidade de chuva na próxima semana, ressaltando que os volumes, se confirmados, devem ser baixos.
“A tendência, no momento, não é de chuva significativa. Há um prognóstico de algumas pancadas de chuva para o meio da próxima semana. Ainda é um cenário distante, mas o modelo europeu, por exemplo, indica a possibilidade de cerca de 10 milímetros, principalmente no período da tarde do dia 20.
Portanto, podem ocorrer algumas pancadas isoladas de chuva, mas é muito difícil que sejam volumes expressivos, próximos da média histórica. A tendência é de chuva fraca e mal distribuída, concentrada no meio da semana, se realmente se confirmar, já que a previsão ainda precisa ser acompanhada.
Esse cenário considera uma visão mais otimista do modelo europeu, pois o modelo americano não apresenta o mesmo indicativo de chuva. A expectativa é que o mês termine de forma semelhante a janeiro do ano passado, quando foram registrados cerca de 67 a 68 milímetros, um volume abaixo da média histórica.
Como agravante, há ainda a influência do fenômeno La Niña, que segue desfavorecendo a ocorrência de chuvas na região durante este período.” (Ricardo 3)
A entrevista completa com o meteorologista Ricardo Reinke está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Facebook Twitter Enviar por email Copiar Link Compartilhar pelo WhatsApp Imprimir
Voltar
Entrevistas
Últimos recados
-
- 17.07.2025
- Paulo César Godoi
Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos. -
- 30.04.2025
- Marizane Rodrigues
Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO) -
- 18.10.2024
- Karen
Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção -
- 05.05.2024
- Sonia Regina Vieira Mattoso
Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades. -
- 15.03.2022
- acmfazendas
Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824 -
- 15.06.2021
- Cleto
Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915





