Notícias
Manifestação pacífica em Tupanciretã pede conscientização contra agressões aos animais
07/02/2026 09:10:43
Durante a tarde desta sexta-feira, por volta das 17h, Tupanciretã realizou uma manifestação pacífica em defesa dos animais, com percurso pela Avenida Vaz Ferreira. O ato teve como objetivo chamar a atenção da comunidade para os recentes casos de agressão a animais, que vêm causando comoção local e nacional.
A ADAT (Associação de Defesa dos Animais de Tupanciretã) integrou o movimento, com a participação da presidente Amanda Bittencourt. Ao longo de um trajeto aproximado de 1 quilômetro, pessoas de todas as idades se uniram à caminhada, demonstrando preocupação e pedindo mais conscientização, respeito e responsabilização diante dos casos de maus-tratos.
Entre os principais motivadores da manifestação esteve o caso do cão comunitário Orelha, ocorrido em Santa Catarina e que ganhou repercussão nacional. Sobre o caso, o inquérito policial foi concluído na terça-feira (3), com o indiciamento de um adolescente por ato infracional análogo ao crime de maus-tratos. A Polícia Civil solicitou a internação provisória do jovem, medida que agora aguarda análise da Justiça.
Ainda nesta sexta-feira, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que irá solicitar, nos próximos dias, novas diligências e esclarecimentos à Polícia Civil referentes aos inquéritos que apuram os atos análogos a maus-tratos contra os cães Orelha e Caramelo, além dos crimes de coação e ameaça relacionados aos episódios registrados na Praia Brava, em Florianópolis.
Nota oficial da Polícia Civil de Santa Catarina
Em nota, a Polícia Civil de Santa Catarina esclareceu detalhes sobre a investigação:
“A Polícia Civil de Santa Catarina vem, por meio desta nota, esclarecer informações relativas aos fatos ocorridos na madrugada do dia 4 de janeiro, quando teriam ocorrido agressões contra o cão Orelha.
Conforme apurado no curso da investigação, os adolescentes envolvidos entraram e saíram diversas vezes da área da piscina para a praia ao longo da madrugada. Às 5h25, o adolescente apontado como autor do ato infracional saiu da piscina em direção à praia acompanhado de outros rapazes. Posteriormente, às 5h58, ele retornou à piscina, dessa vez acompanhado por uma amiga. Às 6h35, ambos saíram novamente para a praia e, às 6h37, retornaram à área da piscina.
A Polícia Civil esclarece ainda que a imagem divulgada no vídeo produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina, que mostra o adolescente saindo para a praia acompanhado da jovem, corresponde ao horário das 6h35. Ressalta-se que a referida imagem foi utilizada no vídeo com caráter meramente ilustrativo, para exemplificar uma das diversas imagens captadas pelas câmeras de monitoramento naquele dia.
A Polícia Civil de Santa Catarina segue conduzindo sua investigação com rigor técnico, aguardando ainda a conclusão da extração dos dados dos celulares apreendidos de adolescentes, cujas análises poderão corroborar os elementos probatórios já obtidos e até mesmo trazer eventuais novas informações.”
Facebook Twitter Enviar por email Copiar Link Compartilhar pelo WhatsApp Imprimir
Voltar
Entrevistas
Últimos recados
-
- 17.07.2025
- Paulo César Godoi
Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos. -
- 30.04.2025
- Marizane Rodrigues
Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO) -
- 18.10.2024
- Karen
Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção -
- 05.05.2024
- Sonia Regina Vieira Mattoso
Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades. -
- 15.03.2022
- acmfazendas
Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824 -
- 15.06.2021
- Cleto
Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915





