Notícias

Mãe de Deus realiza Mostra Científica sobre os 55 anos do 20 de Novembro em Tupanciretã

14/09/2026 15:45:06
Mãe de Deus realiza Mostra Científica sobre os 55 anos do 20 de Novembro em Tupanciretã

O Instituto Estadual de Educação Mãe de Deus, em Tupanciretã, realizou uma Mostra Científica com a temática “55 anos do 20 de Novembro”. A atividade reuniu estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos três turnos, em uma programação que envolveu pesquisas, estudos, manifestações artísticas e reflexões sobre história, cultura, identidade, ancestralidade e resistência da população negra.

Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos com embasamento científico, a partir de pesquisas, leituras, debates, estudos e orientação dos professores. A proposta também buscou colocar os estudantes como protagonistas na construção e na socialização do conhecimento.

Pesquisas e manifestações artísticas

No Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, os alunos desenvolveram diferentes temáticas relacionadas às contribuições africanas e afro-brasileiras para a formação da sociedade. Entre os assuntos abordados estiveram a presença africana na culinária, música, dança e linguagem, além de ancestralidade, identidade, resistência e quilombos.

Os estudos também ganharam expressão artística com apresentações de dança e capoeira realizadas por estudantes dos 6º e 7º anos.

No Ensino Médio, os alunos dos 1º anos aprofundaram os estudos sobre os quilombos, abordando sua história, localização e a realidade das comunidades quilombolas no Rio Grande do Sul.

Entre os temas discutidos estiveram a titulação das terras, resistência, permanência nos territórios, quilombos urbanos, gentrificação, especulação imobiliária e ancestralidade. Também foram valorizados conhecimentos tradicionais, como o uso de ervas medicinais e sementes.

Os estudantes ainda estudaram Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra, e deram destaque ao poeta e intelectual negro gaúcho Oliveira Silveira, nascido em Rosário do Sul e integrante do Grupo Palmares.

Sua trajetória foi relacionada à valorização do 20 de Novembro como uma data de memória, resistência e afirmação da história negra. Em 1971, o Grupo Palmares realizou, em Porto Alegre, uma homenagem a Zumbi no dia 20 de novembro, considerada um marco na construção dessa data.

Os 2º anos organizaram os trabalhos em quatro estações: Túnel do Tempo, A Constituição Fala, Heranças da África e Museu Vivo.

A proposta apresentou a trajetória do povo negro desde a África e seus reinos, passando pelo período da escravidão e pelas diferentes formas de resistência, até as conquistas atuais. Também foram abordadas leis e direitos conquistados pelos movimentos negros, além de aspectos da cultura afro-brasileira, como música, dança e capoeira, e personalidades negras importantes da história.

Os 3º anos do turno diurno trabalharam o racismo estrutural e suas diferentes formas de manifestação, abordando temas como desigualdade, discriminação racial, dificuldades de acesso ao primeiro emprego e políticas de cotas. As pesquisas foram transformadas em histórias em quadrinhos, retratando situações relacionadas à vivência do racismo.

Já os 3º anos do turno noturno aprofundaram os estudos a partir do pensamento de Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez, utilizando livros, textos e artigos das autoras como base para as pesquisas. Como expressão artística, os estudantes produziram telhas que representam visualmente suas interpretações sobre os pensamentos e conceitos presentes nas obras das intelectuais.

Poesia e capoeira também fizeram parte da Mostra

Os estudantes também trabalharam poemas de Oliveira Silveira, interpretando os versos e transformando as reflexões despertadas pela poesia em produções artísticas realizadas em caixas.

As produções buscaram relacionar poesia, memória, identidade, ancestralidade e resistência, a partir da compreensão dos estudantes sobre a obra do poeta.

Outro destaque foi a participação do grupo de capoeira coordenado pelo professor Pierre Ramos, em uma parceria que envolve o Senac e escolas municipais. A apresentação integrou a programação da Mostra e apresentou a capoeira como manifestação cultural e expressão relacionada à história e à identidade afro-brasileira.

Escola e comunidade

A Mostra Científica também recebeu a visita de escolas estaduais da comunidade, consideradas escolas-irmãs, além de instituições da rede municipal, familiares e demais visitantes.

A participação da comunidade ampliou o contato com os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e possibilitou o compartilhamento dos conhecimentos produzidos durante o projeto.

A avaliação dos trabalhos também contou com representantes da comunidade, que acompanharam as apresentações e conheceram as pesquisas desenvolvidas pelas turmas.

Participaram como avaliadores:

Prof.ª Tida – Professora Estadual;
Luciane Brum – Professora Estadual e Municipal / Avaliadora do MTG;
Pierre Ramos – Professor / Mestre de Capoeira;
Dr. José Castro – Médico / Vereador;
José Calixtro Soares – Representante da Etnia Afro / Funcionário Público;
Luiz Afonso Costa – Historiador;
Wendel Pivetta – Jornalista / Atleta;
Jader Gaglik – Cooperativa de Trabalho Educacional;
Thiago Portella – Agrônomo / Gerente da Emater;
Bárbara Ramos – Universitária / Gerente CrediÁgora.

A participação dos avaliadores contribuiu para aproximar a escola da comunidade e proporcionou aos estudantes diferentes perspectivas sobre os trabalhos apresentados.

A integração entre os professores das Ciências Humanas e os demais integrantes da equipe escolar também foi apontada como fundamental para a realização da iniciativa. O trabalho coletivo reuniu diferentes áreas, turmas e turnos em torno da proposta.

Ao longo dos três turnos, os espaços do Instituto Mãe de Deus foram transformados em ambientes de pesquisa, diálogo, arte e construção de conhecimento.

A Mostra Científica dos 55 anos do 20 de Novembro encerrou a programação com a participação dos estudantes, professores, avaliadores, familiares e comunidade, destacando o trabalho desenvolvido a partir da pesquisa e da produção dos alunos.



Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã com os Indicadores agropecuários - 16/09/26
    • Variedades Tupã com os Indicadores agropecuários - 16/09/26

    • 16/09/2026 09:41:09
  • Variedades Tupã com o Tempo - 16/09/26
    • Variedades Tupã com o Tempo - 16/09/26

    • 16/09/2026 09:38:35
  • Variedades Tupã com Espaço saúde - 16/09/26
    • Variedades Tupã com Espaço saúde - 16/09/26

    • 16/09/2026 09:28:36

Últimos recados

    • 17.07.2025
    • Paulo César Godoi
    Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos.
    • 30.04.2025
    • Marizane Rodrigues
    Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO)
    • 18.10.2024
    • Karen
    Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção
    • 05.05.2024
    • Sonia Regina Vieira Mattoso
    Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades.
    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915

Categorias