Notícias
Lavouras de carinata em Tupanciretã avançam para o enchimento de grãos
04/09/2026 09:30:35
As lavouras de carinata em Tupanciretã avançaram para a fase de enchimento de grãos. Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira, dia 3 de setembro, 100% das áreas acompanhadas na região de Santa Maria, onde o município está inserido, encontram-se nesse estágio de desenvolvimento.
De acordo com o levantamento, as lavouras de carinata no Rio Grande do Sul estão predominantemente nas fases de formação de síliquas e enchimento de grãos.
A melhora nas condições de luminosidade favoreceu a evolução do ciclo da cultura, que segue dentro do padrão esperado.
Na região de Santa Maria, a condição fitossanitária das lavouras é considerada satisfatória. No entanto, foi identificada incidência localizada de esclerotinia, conhecida como mofo-branco, e bacterioses, estas últimas associadas a lesões provocadas por episódios de granizo.
Trigo avança para fases reprodutivas
O levantamento da Emater/RS-Ascar também aponta evolução das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul.
Atualmente, cerca de 50% das áreas estão no final do desenvolvimento vegetativo, elongação do colmo e emborrachamento. Outras 33% encontram-se em floração, enquanto 16% estão nas fases de formação e enchimento de grãos e 1% em maturação.
A área projetada para o cultivo de trigo na safra 2026 é de 814.220 hectares, com produtividade média estimada em 2.701 quilos por hectare.
Canola, aveia e cevada também apresentam evolução
A canola encontra-se predominantemente em fase reprodutiva, entre os estágios de floração, formação de síliquas e enchimento de grãos. As áreas mais adiantadas estão localizadas no Noroeste do Estado, onde algumas lavouras já iniciaram a colheita.
A aveia-branca apresenta desenvolvimento variável, com avanço para o enchimento de grãos e início da colheita nas áreas mais precoces.
Já a cevada também avança da fase vegetativa para os estágios reprodutivos.
Milho avança na implantação da safra
Entre as culturas de verão, o milho apresentou avanço na implantação da safra, favorecido pela redução da umidade superficial dos solos, pelo aumento da disponibilidade de radiação solar e pela elevação das temperaturas.
A Emater/RS-Ascar estima uma área de 896.401 hectares de milho no Rio Grande do Sul, representando um crescimento de 7,42% em relação à safra anterior.
A produtividade projetada é de 7.711 quilos por hectare, com produção estimada em aproximadamente 6,91 milhões de toneladas.
O acompanhamento das culturas de inverno e o avanço da implantação das lavouras de verão seguem sendo observados pelos produtores, especialmente diante da evolução das condições climáticas no Estado.
Fonte: Ascom Emater/RS-Ascar
Facebook Twitter Enviar por email Copiar Link Compartilhar pelo WhatsApp Imprimir
Voltar
Entrevistas
Últimos recados
-
- 17.07.2025
- Paulo César Godoi
Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos. -
- 30.04.2025
- Marizane Rodrigues
Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO) -
- 18.10.2024
- Karen
Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção -
- 05.05.2024
- Sonia Regina Vieira Mattoso
Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades. -
- 15.03.2022
- acmfazendas
Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824 -
- 15.06.2021
- Cleto
Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915





