Notícias

Jonas Laurindo, técnico do Figueira, concedeu entrevista exclusiva à Rádio Tupã

23/03/2022 16:36:40
Jonas Laurindo, técnico do Figueira, concedeu entrevista exclusiva à Rádio Tupã

Ex-Atleta profissional e com Bacharelado em Educação Física, Jonas Laurindo assumiu a casamata do Figueira em 2021 com o desafio de levar a equipe às finais das competições, e conseguiu. O técnico inclusive teve sua despedida em 2021 nas redes sociais do clube, mas renovou, e em 2022 almeja títulos com um plantel ainda mais acreditado em Tupanciretã.

Em sua formação como técnico, Jonas tem passagem no L10- centro de formação de atletas profissionais na cidade de Braço do Norte, em Santa Catarina, sua terra natal. Então o técnico passou pelo Hercílio Luz de Tubarão, Santa Catarina, Rio Verdense na cidade de Montividio, Goiás e pelo Batatais da cidade de Batatais, São Paulo. Em sua primeira entrevista para um meio de comunicação em Tupanciretã, Jonas detalha sua chegada à Terra da Mãe de Deus, e como foi seu início de trabalho no Figueira:

"Então Wendell, assim, primeiramente é um prazer tá falando com você, com a Rádio Tupã, dar os parabéns para você também primeiramente por estar sempre incentivando, fazendo matérias, vindo atrás de conteúdo, isso é muito importante para o esporte e para todos os amantes aqui da cidade de Tupanciretã. Isso é muito legal mesmo. Eu e o Célio vinhamos conversando, eu acho assim a aproximadamente um ano mais ou menos, antes de a gente fechar mesmo ano passado na temporada de 2021. Então assim o Célio sempre foi muito claro, muito verdadeiro comigo como funcionava o esporte em Tupanciretã, como eram os atletas de Tupanciretã e qual era o sonho do Célio e da direção do Figueira futsal."

"Eu assim, eu tô desde os meus 16 anos na estrada, sou ex atleta profissional, então eu tive diversos clubes do Brasil aí e estou também a 3, 4 anos como treinador profissional. Eu larguei o futsal profissional para seguir minha carreira como treinador. Então sou formado em cursos de treinador também, enfim, a gente sempre está por dentro né, e a minha vinda para cá foi muito assim, não tem como, a gente quer chegar no lugar e mudar as coisas eu digo e disse que se for sério eu vou abraçar o projeto contigo porque eu gosto de coisas novas, eu até pelo lado financeiro eu tinha lugares melhores para mim ir, com clubes com mais estrutura, não vou te mentir isso, mas não sei, parece que alguma coisa falou assim: Jonas vai para Tupanciretã, lá tu vai encontrar pessoas maravilhosas que vão te dar suporte, vamos fazer o possível para fazer as coisas acontecerem, como foi dentro das realidades. As condições nossas sempre o Célio e a direção sempre fizeram tudo o que foi possível. Tudo mesmo, então se eu falar, reclamar do Célio, da direção, toda do estádio do Figueira, estou sendo mentiroso porque eles sempre fizeram as coisas dentro do possível deles, da melhor forma."

"Então eu chego em Tupanciretã aqui né, eu lembro muito bem, eu chego já na metade de uma semana, estava numa quarta-feira que eu não lembro a data agora, me fugiu a data e o mês também, eu posso até procurar isso para ti se tu quiser, mas treinamos dois dias, na verdade três dias, cheguei um dia para a gente treinar uma noite, treinamos 3 dias aí na quarta, quinta e sexta e na outra semana toda e estreando no sábado perdendo. Neste ano a gente já começou com o trabalho para temporada, que era uma coisa que eu sempre falei que eu queria de 60 a 50 dias para a pré-temporada que é o correto de futsal né, então não consegui, por isso que o meu primeiro semestre foi difícil na temporada passada, eu comecei também com um plantel de acho que eu tinha 18 atletas e terminou com 6 a 7 atletas que os meninos não queriam treinar e isso aí para os jogos eu não levava, então eu levava 6 a 7 jogadores e a torcida e outras pessoas não entendiam isso porque não acompanhavam a gente no dia a dia. Mas comigo eu sempre fui muito justo com todos os atletas que treinava comigo, ir para os jogos."

"E assim, os meninos não treinavam assim a nível profissional, não tinha um treino de nível profissional, condutas a nível profissional, e assim eu sempre fui entrando na cabeça deles, ajudando eles e os que estão conosco esse ano mesmo nessa temporada realmente entenderam meu trabalho a minha ideia, minha direção que a gente quer cada vez mais deixar mais profissional ainda né então a gente também na temporada passada trouxe atletas de fora né que hoje estão empregados em grandes clubes. Então o Figueira tá sendo uma vitrine muito grande, não só para o Rio Grande do Sul mas no Brasil inteiro que atletas que saíram daqui foram campeão em São Paulo, outros atletas vindo para o Rio Grande do Sul, enfim, assim é o Figueira. Hoje tá num patamar muito assim muito acima do que estava né hoje a gente também tem atletas de fora tem a nossa casa do atleta a gente esse ano fez parcerias com academias que a gente não tinha fez a parceria com o Welliton que a gente não tinha a parte da fisioterapia que eu fui atrás academia e fui atrás da fisioterapia também enfim, assim hoje a gente eu posso te dizer que a gente não é completamente um clube profissional porque os meninos ainda trabalham o dia todo né e treinam à noite não todos os dias mas quem sabe a gente ainda vai chegar nesse patamar." (Jonas 1)

Se tratando de reforços, o Figueira renovou com boa parte dos atletas da temporada 2021, e trouxe novas promessas para suprir setores do elenco, como nos conta Jonas:

"Então vou te começar a responder assim pelos meninos dos 2 de Santa Catarina que é um pivô que é o Denner, é um menino, muito bom jogador, um jovem, jogou na Joaçaba, jogou em outros clubes de Santa Catarina também ele está em um período de avaliação aqui comigo, porque ele vem de indicação de um treinador conhecido meu, mas como ele tem uma cirurgia no joelho, ele estava um tempo parado e eu trouxe ele para cá. Então vamos trabalhar a parte física dele também, quero ver se ele vai conseguir voltar ao nível que eu preciso. Como eu não posso hoje em dia tá investindo em atletas que não venham para me ajudar, porque a gente tem custo, tem a casa atleta, tem salário deles, tem enfim essas coisas que vocês sabem né. O Benites também é de Santa Catarina, Joaçaba, também é um pouco mais rodado, ele é um ala pivô. Então assim, são atletas que assim que vão ajudar muito mesmo, pode ter certeza, assim um nível mais alto do que os meninos que eu trouxe no ano passado, aí o menino do Ceará também o Da Silva que é o mais experiente deles todos, 27 anos, rodou bastante no Estado do Ceará, é um craque da posição, é um ala canhoto. Então pode ter certeza que esses meninos vem para agregar muito com os demais aqui da casa que a gente tem muito bons atletas, tu sabe né que os menino que eu te falei que permaneceram no grupo comigo que iniciaram esse ano são os mais experientes né, igual o Rick, alemão, Jean, o próprio Alceu, goleiro né que teve um problema no passado, se lesionou, não pode mais ficar conosco, retornou também. Então atletas assim que agregam muito mesmo, muito os atletas. E eu sempre friso com os meninos da base né que eu tenho os outros meninos aí o feijãozinho, Rafael, Wilton, são atletas novos né que trabalharam comigo no projeto da prefeitura no ano passado e eu trouxe eles para cá. Eu trouxe para treinar junto com profissional para pegar desde novos já, pegar essa vivência de futsal profissional". (Jonas 2)

Neste ano, a sede inevitável é por um título, mas a prateleira de troféus do clube teve sua estreia fundamental com o nome de Jonas e de todos os jogadores e comissão que integram o projeto. O torcedor tupanciretanense despertou em 2021 novamente para apoiar o clube vislumbrando de uma capacidade de títulos que estava quase esquecida. Neste sentido, o técnico reflete a realidade do clube antes, e depois das conquistas:

"Assim, quando eu cheguei no ano passado a gente era muito alvo de chacota. A gente chegava nos municípios, nos jogos o Figueira era alvo de chacota, sempre perdia de 3 a 0, 12 a 0, então as pessoas comentavam isso aqui na cidade. Isso a gente devagar foi mudando muito, então eles foram acreditando no trabalho que era diferente que os investidores esse ano como eu te falei, já estão acreditando mais, tão acreditando no trabalho, acreditam no nosso trabalho na diretoria porque eu sei que era difícil o esporte aqui e hoje a gente já tem uma credibilidade muito maior que uma torcida com o comércio local acreditam mais entendeu, então é mais fácil da gente trabalhar também" (Jonas 3)

Visando os próximos desafios, Jonas diz que está focado por enquanto na questão física dos atletas, para depois pensar nos adversários. Mas deixa claro que irá ampliar sua equipe técnica para melhorar o desempenho do plantel:

"Então ainda é assim a gente vai por etapas, até porque eu tô trabalhando, eu faço a parte física e a minha parte técnica também, tempo que a gente não tem o nosso preparador físico ainda na equipe, então tô fazendo a parte física e a parte técnica, então assim eu tô focado bem na parte física que é a hora dessa nossa para temporada né que são três semanas muito essenciais para nossa trajetória desse ano. Então essa parte assim de analisar, de estudar, eu tenho o meu analista de desempenho que eu botei no clube, sendo o Alisson que tava no Palmitinho, foi contratado pelo Clube também, na verdade a gente está em tratativas, eu tô te falando é isso mas é ele vai ser analista de desempenho e o Alisson então nessa parte do estudo de scout do clube. Vamos supor ele faz o estudo do adversário e vamos supor como eles jogam, qual lado que eles gostam de jogar, é um pouco difícil né, primeiros jogos porque a gente não conhece, não sabe como que eles vão estar com a equipe, que jogadores irão vir e treinadores qual é o jeito de cada um. Tem um treinador de uma forma de jogar, enfim, essas coisas todas, mas tô tentando como eu te falei trazer coisas novas. Então essa análise de desempenho o clube nem imaginou que teria esse ano e a gente vai ter. Para mim facilita, aos atletas também, eu mando para casa ou vamos lá na casa para ver o vídeo né do que eles erraram, do que eles acertaram, eles correram mais na quadra". (Jonas 4)

O Figueira estreia em casa, dia 28 de maio contra a SER Triunfo na Série Prata 2022 com cobertura da Rádio Tupã.

Áudio 1 - 23 de maçor - (Jonas-1)
Áudio 2 - 23 de maçor - (Jonas-2)
Áudio 3 - 23 de maçor - (Jonas-3)
Áudio 4 - 23 de maçor - (Jonas-4)


Voltar

Entrevistas

  • Varidades Tupã com Bárbara Almeida Terra, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social - 180424
    • Varidades Tupã com Bárbara Almeida Terra, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social - 180424

    • 18/04/2024 11:06:56
  • Variedades Tupã com Espçao saúde - 18/04/24
    • Variedades Tupã com Espçao saúde - 18/04/24

    • 18/04/2024 09:50:47
  • Variedades Tupã com a previsão do tempo - 18/04/24
    • Variedades Tupã com a previsão do tempo - 18/04/24

    • 18/04/2024 09:48:47

Últimos recados

    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915
    • 10.04.2021
    • eduardo luiz louzada gracez
    bom final de semana a todos,um grande abraço pra família Gracez e Louzada,toca a musica ( Mano Lima Minha Terra)que hoje o bicho ta pegando aqui no polo petroquímico de triunfo.trabalhando abaixo de mal tempo.um bom final de semana.
    • 01.04.2021
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Um ótimo feriado e uma feliz páscoa a todos e um grande abraço para o tio João Batista Freitas Gracez do carajá grande,toca pra ele cadela baía do mano lima,e avisar a ele"te cuida aí homem,não te fresqueia na rua,olha a pandemia".obrigado.
    • 14.09.2020
    • Paulo almada
    Felicitar pelo seu aniversário a senhora Erotides Almada de Oliveira mais conhecida como filhinha do seu filho Paulo mora mana e netos Fábio, Priscila e Fabrício. Hoje está controlando 84 anos
    • 04.09.2020
    • Newton
    Bom dia Miguel! Acompanho sempre teu excelente trabalho . TFA

Categorias