Notícias
Incra/RS titula Assentamento Alvorada e garante propriedade definitiva a 78 famílias em Júlio de Castilhos
16/12/2025 14:00:42
O Assentamento Alvorada, em Júlio de Castilhos, foi oficialmente titulado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS). Na sexta-feira (12), 64 famílias assinaram os Títulos de Domínio (TDs), tornando-se proprietárias definitivas de seus lotes. A cerimônia também contemplou famílias remanescentes de outros assentamentos federais do município, totalizando 78 títulos entregues.
Além do Assentamento Alvorada, receberam o documento famílias dos assentamentos Santa Júlia (7), Ramada (4) e Fazenda do Sobrado — cuja sede está localizada em Pinhal Grande (3).
Reconhecimento da luta no campo
Durante o ato de titulação, o diretor de Governança da Terra do Incra, João Pedro Gonçalves da Costa, destacou o simbolismo da entrega dos títulos.
“Hoje é dia de celebrar a resistência. O TD, além de trazer a garantia da propriedade do imóvel, carrega a história de gente corajosa. Entregar o documento é reafirmar o reconhecimento da luta daqueles que podem – e devem – viver na terra”.
Já o superintendente regional do Incra/RS, Nelson José Graselli, ressaltou que a atuação do órgão vai além da titulação.
“Enquanto estamos aqui, temos servidores espalhados pelo Rio Grande (do Sul) em outras atividades”.
Grasselli também citou a liberação de créditos para os assentados, com destaque para o fomento adicional concedido em função dos eventos climáticos extremos registrados em 2024.
“Também estamos lutando para conseguir novas áreas para os assentados”.
A cerimônia contou com a presença de representantes do Legislativo, Emater e lideranças locais.
Segurança e novas oportunidades
Para as famílias beneficiadas, a titulação representa segurança jurídica e novas possibilidades de desenvolvimento. Maria de Fátima do Rosário, moradora do Assentamento Alvorada, foi uma das contempladas.
“A gente se sente mais segura. Agora a terra é minha e dos meus filhos. Se um deles quiser voltar para casa, vai poder tirar financiamento”.
Viúva desde 2002, Maria de Fátima sustenta a família com a agricultura e a prestação de serviços e planeja investir na apicultura a partir da conquista do título definitivo.
Trajetória semelhante vive Elton Pereira da Silva, que criou quatro filhos produzindo grãos e gado de corte no mesmo assentamento.
“Com papel na mão, temos certeza que a terra é da gente”.
Também do Assentamento Alvorada, Loreni de Fátima Castro e Cleri de Castro relataram a expectativa pelo documento.
“Há muitos anos não conseguimos empréstimo para comprar vacas de leite porque os bancos pediam a terra no nosso nome. Vamos quitar o título à vista para não ficar com dívida e não pagar juros. Estou correndo de parcelamentos”, brinca a esposa.
O que representa o Título de Domínio
O Título de Domínio é um documento com força de escritura pública, que transfere oficialmente a propriedade do lote do Incra para o assentado. A partir disso, a terra pode ser transmitida por herança e utilizada como garantia em financiamentos bancários, entre outras possibilidades.
Ao receber o TD, o agricultor assume compromissos como cumprir a legislação ambiental, explorar diretamente o imóvel e efetuar o pagamento do lote, conforme a legislação vigente. O valor é calculado com base no tamanho da área e na Pauta de Valores de Terra Nua para fins de titulação. A quitação pode ser feita à vista, com desconto de 20%, ou em até 20 parcelas anuais, com três anos de carência.
O processo inclui ainda o registro dos títulos em cartório pelo próprio Incra, marcando a conclusão da política pública de reforma agrária e a transformação dos assentados em proprietários rurais.
Assentamento Alvorada
Criado em 1996, o Assentamento Alvorada possui uma área de aproximadamente 1,6 mil hectares, divididos em 76 lotes. As famílias que não foram tituladas nesta primeira etapa serão atendidas conforme a conclusão da documentação necessária.
Atualmente, Júlio de Castilhos abriga 256 famílias em assentamentos federais — Ramada, Alvorada e Santa Júlia — além do assentamento estadual Nova Ramada II. O município também concentra dez lotes do assentamento Fazenda do Sobrado.
Foto e fonte: Incra/RS
Facebook Twitter Enviar por email Copiar Link Compartilhar pelo WhatsApp Imprimir
Voltar
Entrevistas
Últimos recados
-
- 17.07.2025
- Paulo César Godoi
Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos. -
- 30.04.2025
- Marizane Rodrigues
Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO) -
- 18.10.2024
- Karen
Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção -
- 05.05.2024
- Sonia Regina Vieira Mattoso
Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades. -
- 15.03.2022
- acmfazendas
Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824 -
- 15.06.2021
- Cleto
Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915





