Notícias
Historiador Rodinei da Silveira relembra trajetória no tradicionalismo e histórias de Tupanciretã
01/09/2026 11:02:49
Ligado ao tradicionalismo gaúcho e à preservação da história local, Rodinei da Silveira concedeu entrevista à Rádio Tupã, abordando os 40 anos da Sede Campeira do CTG Tapera Velha, celebrados em 19 de setembro, além de uma retrospectiva sobre a entidade nativista Taquarembó, fundada em 13 de setembro.
Durante a entrevista, Rodinei também relembrou momentos de sua trajetória no tradicionalismo e compartilhou histórias relacionadas aos desfiles realizados em Tupanciretã.
Entre os relatos, está uma lembrança de 1968, quando participou pela primeira vez de um desfile no município, aos 15 anos. Atualmente, Rodinei também colabora com o escritor Luís Afonso, que prepara o livro sobre os 100 anos de Tupanciretã, disponibilizando fotografias antigas que preservou ao longo dos anos.
Ao recordar a história, Rodinei relatou:
"Fui convidado pelo Luís Afonso, que está fazendo o livro dos 100 anos de Tupanciretã. Então, estou levando fotos antigas que eu tinha para o Afonso, entre elas uma foto de 1968, quando foi a primeira vez que eu desfilei em Tupanciretã.
E, naquela vez, aconteceu um fato engraçado que eu vou contar para vocês. Era para levar aquela bandeira o meu tio, Teodorico Chaves Moreira. O seu Faeco levava a do CTG, o seu Gervásio da Silva Alberto levava uma outra, por exemplo, e o seu Ismael Soares levaria outra bandeira.
Só que, um dia antes, o animal com que meu tio iria desfilar se machucou e ele não pôde participar. O seu Chininho é que organizava o desfile naquela época, e o seu Chininho foi tomado de surpresa quando chegou eu com a bandeira.
Aqueles senhores mais velhos, que tinham feito tanta coisa, viram aparecer aquele guri de 15 anos levando a bandeira. E ficou decidido que eu levaria a bandeira. Contaram o que tinha acontecido e aí eu levei a bandeira.
E agora, este ano, Miguel, meu neto, o Carlos Eduardo, que está com 10 anos, vai desfilar pela primeira vez e vai continuar, nesse primeiro tempo também, se Deus quiser." (Rodinei 1)
A trajetória relatada por Rodinei reúne diferentes gerações ligadas ao tradicionalismo e aos desfiles cívicos e farroupilhas realizados em Tupanciretã.
Mais de quatro décadas de entrevistas à Rádio Tupã
Rodinei da Silveira também possui uma longa relação com a Rádio Tupã, onde concede entrevistas há mais de 40 anos, compartilhando informações, relatos históricos e experiências relacionadas ao tradicionalismo e à história do município.
A entrevista completa, com outras histórias e lembranças relatadas por Rodinei da Silveira, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Facebook Twitter Enviar por email Copiar Link Compartilhar pelo WhatsApp Imprimir
Voltar
Entrevistas
Últimos recados
-
- 17.07.2025
- Paulo César Godoi
Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos. -
- 30.04.2025
- Marizane Rodrigues
Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO) -
- 18.10.2024
- Karen
Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção -
- 05.05.2024
- Sonia Regina Vieira Mattoso
Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades. -
- 15.03.2022
- acmfazendas
Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824 -
- 15.06.2021
- Cleto
Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915





