Notícias

Fiocruz confirma mais quatro casos da variante delta do coronavírus no Estado

04/08/2021 15:44:02
Fiocruz confirma mais quatro casos da variante delta do coronavírus no Estado

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, nesta quarta-feira (4/8), mais quatro casos da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul. Um deles, de um residente de Gramado, já era considerado confirmado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), pois apresentou resultado positivo em sequenciamento genético parcial realizado no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), somado ao vínculo epidemiológico com um caso confirmado por sequenciamento genético completo da Fiocruz. Ambos se referem aos dois primeiros casos confirmados no Rio Grande do Sul em 19 de julho.

O segundo caso confirmado também é contactante do primeiro paciente confirmado em Gramado. Os outros dois casos confirmados nesta quarta-feira são de residentes de Esteio e Sapucaia do Sul. Todos os pacientes já estão recuperados e liberados de isolamento. No total, o Rio Grande do Sul tem até agora 11 casos confirmados com a variante delta e 34 identificados por sequenciamento parcial aguardando o resultado da análise da Fiocruz.

De acordo com o especialista em saúde do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), Richard Steiner Salvato, os casos de delta já correspondem a 15% das amostras sequenciadas pelo Cevs na última semana, “demonstrando a rápida disseminação no Estado dessa variante de preocupação”. O Cevs tem analisado por volta de 200 amostras semanalmente.

O Cevs realiza, por meio do Lacen/RS e do CDCT, testes preliminares para a identificação desses casos suspeitos, incluindo sequenciamento parcial. As análises determinam se a amostra é uma provável variante de preocupação a partir da identificação de mutações específicas que são diferentes entre os tipos de vírus. Ao serem enviadas para a Fiocruz, as amostras passam por um sequenciamento genômico completo, que fornece detalhes do perfil de mutações e classifica com precisão a linhagem de cada amostra.

A delta, primeiramente identificada na Índia, é uma das chamadas “variantes de preocupação” (VOC, variants of concern na sigla em inglês), pois são variações que trazem alguma mudança no comportamento do vírus. A característica mais marcante, já comprovada cientificamente, é a maior transmissibilidade. Quanto à gravidade, ainda não há evidências de que a delta provoque uma doença mais ou menos agressiva em relação às outras linhagens.



Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã com Espaço saúde - 13/11/25
    • Variedades Tupã com Espaço saúde - 13/11/25

    • 13/11/2025 09:19:01
  • Variedades Tupã com os Indicadores agropecuários - 13/11/25
    • Variedades Tupã com os Indicadores agropecuários - 13/11/25

    • 13/11/2025 09:17:10
  • Variedades Tupã com o Tempo - 13/11/25
    • Variedades Tupã com o Tempo - 13/11/25

    • 13/11/2025 09:15:14

Últimos recados

    • 17.07.2025
    • Paulo César Godoi
    Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos.
    • 30.04.2025
    • Marizane Rodrigues
    Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO)
    • 18.10.2024
    • Karen
    Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção
    • 05.05.2024
    • Sonia Regina Vieira Mattoso
    Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades.
    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915

Categorias