Notícias

Eduardo Leite anuncia ordem de projeto do trecho Jari a Tupanciretã, na 14ª Abertura da Colheita da Soja

27/03/2023 10:18:01
Eduardo Leite anuncia ordem de projeto do trecho Jari a Tupanciretã, na 14ª Abertura da Colheita da Soja

Com um discurso de otimismo e reconhecimento pela resiliência dos produtores rurais diante das dificuldades, o governador Eduardo Leite participou, na sexta-feira (24/3), da 14ª Abertura da Colheita da Soja, em Tupanciretã. A soja, cultura fortemente afetada pela estiagem, acumula perdas expressivas na safra deste ano.

Na Afuco, iniciado o protocolo, a primeira autoridade a falar no microfone, foi o Prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra. Em sua fala, relembrou o passado, e atualizou os números do Executivo, sempre auxiliando os produtores no enfrentamento da Estiagem:

"Em relação à pauta de estiagem, eu poderia me alongar, estamos trabalhando muito nisso, gastamos no município quase R$ 700.000 no enfrentamento direto só dessa estiagem afora o que gastamos o ano passado recursos próprios levando água para mais de 40 comunidades 40 famílias semanalmente abrindo açudes bebedouros tivemos por parte da secretaria da Agricultura como outros municípios a doação de dois poços artesianos que tiveram um acréscimo de 50% secretário e muito obrigado que fica o reconhecimento. Tivemos três postos artesianos pela sensibilidade da secretaria em saber a quantidade de comunidade que nós temos, são 17 assentamentos e mais 12 e mais uma comunidade nativa, então são 30 30 comunidades do interior do município que tem equanimemente a nossa atenção" (Gustavo 1)

Líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, fala, refletindo sobre a importância do Poder Legislativo estar afinado com o Governo do Estado e a necessidade do povo gaúcho:

"E o Poder Legislativo mesmo tendo diferenças entre os seus componentes, ele teve a capacidade ao longo dos últimos anos de buscar separar as convergências e praticar as convergências. Não deixa de ter divergências, mas ele coloca na frente aquilo que nós já entendemos que é necessário ser praticado e casamos nosso ponto de equilíbrio de praticarmos convergências com o ponto que veio do outro lado da rua do Palácio Piratini que é a meta de fazermos com que o Rio Grande pudesse melhorar a sua saúde fiscal. Essa obra que nós estamos vendo aqui da 392 e canteiros de obras que nós estamos vendo em todo estado do Rio Grande do Sul e que desejávamos ver há muito tempo, ela está sendo possível fruto Prefeito Gustavo, de um grande entendimento, do Diálogo capitaneado pelo Governador Eduardo Leite e do eco da sociedade que queria ver essas coisas acontecendo". (Frederico 1)

Hamilton Jardim, Vice-presidente da Farsul, comentou sobre a entidade e sindicatos filiados, estarem unidos, e a disposição do Governo do Estado, seguindo a parceria e busca pelas soluções dos problemas enfrentados:

"Como é triste nesse momento de duas secas, aliás três secas, vermos os nossos Mananciais Hídricos baixíssimos, que impedem inclusive o processo de irrigação, mas graças a Deus com o apoio do seu governo já na gestão anterior, o senhor dá um carinho muito especial a reservação de água para que tenha reservação de água e nós possamos diminuir os efeitos nocivos das secas recorrentes. Deputado e Secretário Giovani Feltes eu tenho certeza que está muito bem na sua mão, na mão da secretária Marjorie que também está trabalhando nessa parte de Meio Ambiente, para que destravemos o mais rápido possível as amarras federais porque hoje só podemos fazer intervenções se for de utilidade pública por interesse social e às vezes o estado fica amarrado". Áudio 1 - 27 de março - (Hamilton 1)

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, afirmou que o governo é parceiro das entidades e dos produtores para a construção e a gestão de políticas públicas e programas que busquem minimizar esses efeitos, assim como na busca por superar a frustração da expectativa quanto à produtividade das lavouras:

"Tenho a expectativa de poder governador, minimamente em primeiro lugar, lhe confesso não me decepcionar ao me olhar no espelho a cada dia que passar, tentando me dedicar sendo leal e tanto quanto possível ajudar a construir soluções e ajudar a melhorar o ambiente e tanto quanto possível não atrapalhar aqueles que melhor do que eu, sabem fazer, que é trabalhar a terra e produzir. Se assim nós procedermos, acho que já estou dando uma boa contribuição. E peço todos os dias, não só para Deus, São Pedro, para que nos faça que depois do La Nina, o El Ninho não nos prejudique um excesso de chuva e água, torço também que a esfera Federal seja um pouco mais compreensiva aos reclamos das entidades e dos produtores para que a legislação, seja um pouco mais branda, mais flexibilizada com responsabilidade em relação ao meio ambiente porque é uma construção que eu sei cabe a todos nós, mas em especial em particular embora necessária não pode encontrar ouvidos moucos na esfera Federal" (Giovani 1)

Em sua fala, Leite ressaltou que, apesar das dificuldades, a celebração da colheita é uma valorização de quem produz. Em relação ao enfrentamento à estiagem, Leite ressaltou que o governo está finalizando um novo plano, em parceria com bancos públicos, para fortalecer a irrigação. E diante do público, realizou um importante anúncio para fortalecer a economia:

"Mas nós já estamos fazendo Toropi e Jari, e vamos, já dei a ordem para o DAER, fazer o projeto de Jari a Tupanciretã para que nós possamos dar início também a esse sonho, assim como Prefeito Bernardo, a Júlio de Castilhos também é a nossa missão de levar e estender esta pavimentação". (Leite 1)

Após o protocolo, Leite enfatizou no microfone da Rádio Tupã, que o anúncio destas obras eram os principais a serem falados por ele, no evento, disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã. A abertura da colheita foi realizada na lavoura da Agropecuária Coxilha Bonita.

Áudio 1 - 27 de março - (Gustavo 1)
Áudio 1 - 27 de março - (Frederico 1)
Áudio 1 - 27 de março - (Hamilton 1)
Áudio 1 - 27 de março - (Giovani 1)
Áudio 1 - 27 de março - (Leite 1)


Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã com Odeomiro Rodrigues: Presidente da Arena Liverpool Callai - 24/04/24
    • Variedades Tupã com Odeomiro Rodrigues: Presidente da Arena Liverpool Callai - 24/04/24

    • 24/04/2024 10:08:46
  • Variedades Tupã e Rádio Agert com O Chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias Animal da Secretaria da Agricultura, Eduardo Zart - 24/04/24
    • Variedades Tupã e Rádio Agert com O Chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias Animal da Secretaria da Agricultura, Eduardo Zart - 24/04/24

    • 24/04/2024 09:55:29
  • Variedades Tupã com Espaço saúde - 24/04/24
    • Variedades Tupã com Espaço saúde - 24/04/24

    • 24/04/2024 09:28:09

Últimos recados

    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915
    • 10.04.2021
    • eduardo luiz louzada gracez
    bom final de semana a todos,um grande abraço pra família Gracez e Louzada,toca a musica ( Mano Lima Minha Terra)que hoje o bicho ta pegando aqui no polo petroquímico de triunfo.trabalhando abaixo de mal tempo.um bom final de semana.
    • 01.04.2021
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Um ótimo feriado e uma feliz páscoa a todos e um grande abraço para o tio João Batista Freitas Gracez do carajá grande,toca pra ele cadela baía do mano lima,e avisar a ele"te cuida aí homem,não te fresqueia na rua,olha a pandemia".obrigado.
    • 14.09.2020
    • Paulo almada
    Felicitar pelo seu aniversário a senhora Erotides Almada de Oliveira mais conhecida como filhinha do seu filho Paulo mora mana e netos Fábio, Priscila e Fabrício. Hoje está controlando 84 anos
    • 04.09.2020
    • Newton
    Bom dia Miguel! Acompanho sempre teu excelente trabalho . TFA

Categorias