Notícias
Diretora do CFC Tupã esclarece mudanças na lei da CNH e orienta motoristas sobre renovações
07/01/2026 11:19:27
A diretora geral do CFC Tupã, Paula Baggiotto Marques, concedeu entrevista à Rádio Tupã para esclarecer dúvidas sobre a nova legislação relacionada à primeira habilitação e à renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo ela, algumas mudanças anunciadas ainda não foram totalmente implementadas pelo Detran, o que mantém, por enquanto, os procedimentos tradicionais.
Durante a entrevista, Paula explicou como está funcionando o processo atualmente e alertou os condutores, principalmente os profissionais, sobre a obrigatoriedade e a validade do exame toxicológico. Confira a fala da diretora na íntegra:
"O que o Detran disse é o seguinte: como essa resolução da renovação ainda não está totalmente correta e não tem todos os parâmetros para que eles possam implantar, ela ainda não foi implantada. Então, as renovações continuam normais.
Quem precisa fazer renovação de CNH de carro ou moto continua realizando exame médico. Quem precisa fazer renovação de carteira profissional vai realizar o exame toxicológico, o exame médico e o psicológico, se exercer atividade com o veículo.
Não esquecendo que o toxicológico passou a ter validade de dois anos e meio. Isso já é lei e vale desde o ano passado. Antes, ele era realizado a cada renovação; agora, na prática, você faz dois exames: um para renovar a CNH e outro referente a esses dois anos e meio.
A minha habilitação tem 10 anos de validade, mas a cada dois anos e meio você precisa verificar a data do teu toxicológico. Se vencer, ele gera uma multa automática, que não passa por nós, cai diretamente no sistema, e o valor é de R$ 1.416, é absolutamente caro.
Não existe mais aquela distinção antiga. Essa lei foi criada no passado e agora também vai ser válida para as primeiras habilitações, só que, como eu te disse, o Estado está implementando isso de forma gradual.
Então, o exame toxicológico: quem está fazendo primeira habilitação em 2025 pode se habilitar, pode fazer a carteira. E, logicamente, assim… “ah, eu posso fazer de qualquer forma”.
Paula também comentou outros detalhes importantes sobre essa nova etapa da legislação durante a entrevista completa, que está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã. A orientação do CFC Tupã é para que os condutores fiquem atentos aos prazos, especialmente quanto à validade do exame toxicológico, a fim de evitar multas e irregularidades junto ao sistema do Detran.
Facebook Twitter Enviar por email Copiar Link Compartilhar pelo WhatsApp Imprimir
Voltar
Entrevistas
Últimos recados
-
- 17.07.2025
- Paulo César Godoi
Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos. -
- 30.04.2025
- Marizane Rodrigues
Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO) -
- 18.10.2024
- Karen
Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção -
- 05.05.2024
- Sonia Regina Vieira Mattoso
Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades. -
- 15.03.2022
- acmfazendas
Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824 -
- 15.06.2021
- Cleto
Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915





