Notícias

Comunidade Nossa Senhora das Dores convida para tradicional Festa de São Cristóvão no Bairro Medeiros em Tupanciretã

22/07/2026 10:19:15
Comunidade Nossa Senhora das Dores convida para tradicional Festa de São Cristóvão no Bairro Medeiros em Tupanciretã

A coordenadora do Conselho Comunitário da Comunidade Nossa Senhora das Dores, Viviane Soares Rodrigues, e a integrante do conselho, Ilza Becker dos Santos, participaram da programação da Rádio Tupã para divulgar a programação da tradicional Festa de São Cristóvão, que será realizada no próximo domingo, 26 de julho, no Bairro Medeiros.

Durante a entrevista, Viviane destacou que, embora a padroeira da comunidade seja Nossa Senhora das Dores, celebrada em 15 de setembro, a Festa de São Cristóvão tornou-se uma tradição que atravessa gerações.

"Embora a padroeira da nossa comunidade seja Nossa Senhora das Dores, cuja festa é celebrada em 15 de setembro, há muitos anos mantemos a tradição da Festa de São Cristóvão.

Participo da comunidade desde os meus 10 anos de idade e essa carreata em homenagem a São Cristóvão já fazia parte da programação naquela época. Acredito que essa tradição tenha começado ainda no tempo da dona Elvira e do seu Riograndino, que, de alguma forma, trouxeram esse costume para a comunidade.

Além disso, a praça localizada em frente à capela, no Bairro Medeiros, leva o nome de Praça São Cristóvão, o que também contribuiu para fortalecer essa tradição.

Todos os anos procuramos realizar o evento no último domingo de julho, o mais próximo possível do dia 25, data dedicada a São Cristóvão.

A programação começa pela manhã com a tradicional carreata. Na chegada ao bairro, o padre fará a bênção dos veículos. Em seguida, por volta das 10h30, será celebrada a Santa Missa.

Ao final da celebração, haverá a bênção dos motoristas, das chaves dos veículos, das carteiras nacionais de habilitação (CNHs) e de outros objetos que os participantes desejarem apresentar para receber a bênção.

Neste ano, graças a Deus e ao apoio de diversos amigos e doadores, também será realizado um almoço. Ao meio-dia, haverá venda de churrasco, acompanhado de salada de maionese e cucas." (Viviane 1)

Ilza Becker dos Santos ressaltou o trajeto da carreata e reforçou o caráter solidário da programação.

"A carreata terá início às 9h45, com saída em frente ao portão do frigorífico. O percurso seguirá pela Avenida Padre Roque Gonzales, Avenida General Luís Azevedo, Avenida Bortolo Fogliatto, Avenida São Lourenço, Avenida Lourenço Gomes, Avenida Serafim Bravo, Avenida Rio Branco, Avenida Vaz Ferreira, Rua José de Alencar e Rua Monte Castelo, encerrando na Capela Nossa Senhora das Dores, localizada no Bairro Medeiros.

Além da programação religiosa, a comunidade promoverá mais uma edição da campanha de arrecadação de alimentos destinados à Cáritas.

A iniciativa surgiu há cerca de quatro ou cinco anos, durante o período da pandemia da Covid-19. Na época, diante das restrições sanitárias, a arrecadação foi organizada em formato de drive-thru: as pessoas chegavam ao local, desciam rapidamente do veículo e deixavam as doações, evitando o contato entre os participantes.

A ação teve boa adesão da comunidade e passou a integrar a programação da Festa de São Cristóvão. No ano passado, a arrecadação foi realizada juntamente com a celebração da Santa Missa e, neste ano, a campanha será mantida, reforçando o caráter solidário do evento." (Ilza 1)

Programação da Festa de São Cristóvão

 Data: 26 de julho de 2026

 9h45 – Carreata com saída em frente ao portão do Frigorífico.

Na chegada à Comunidade Nossa Senhora das Dores, no Bairro Medeiros, haverá a bênção dos veículos, seguida da celebração da Santa Missa e da bênção especial aos motoristas, chaves dos veículos, CNHs e demais objetos levados pelos participantes.

Campanha solidária

Durante toda a programação serão arrecadados alimentos não perecíveis, que serão destinados à Cáritas da Paróquia Mãe de Deus.

12h - Almoço com venda de churrasco, salada de maionese e cuca. Os cartões podem ser adquiridos antecipadamente com os integrantes da comunidade.

A comunidade convida motoristas, famílias e toda a população de Tupanciretã para participar deste momento de fé, tradição e solidariedade, pedindo a intercessão de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes.

Áudio 1 - 22 de julho - (Viviane 1)
Áudio 1 - 22 de julho - (Ilza 1)


Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã com o Tempo - 24/07/26
    • Variedades Tupã com o Tempo - 24/07/26

    • 24/07/2026 09:19:15
  • Variedades Tupã com os Indicadores agropecuários - 24/07/26
    • Variedades Tupã com os Indicadores agropecuários - 24/07/26

    • 24/07/2026 09:06:45
  • Variedades Tupã com Espaço saúde - 24/07/26
    • Variedades Tupã com Espaço saúde - 24/07/26

    • 24/07/2026 09:04:53

Últimos recados

    • 17.07.2025
    • Paulo César Godoi
    Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos.
    • 30.04.2025
    • Marizane Rodrigues
    Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO)
    • 18.10.2024
    • Karen
    Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção
    • 05.05.2024
    • Sonia Regina Vieira Mattoso
    Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades.
    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915

Categorias