Notícias

Banrisul lança programa de financiamento para as prefeituras gaúchas

19/07/2021 15:47:40
Banrisul lança programa de financiamento para as prefeituras gaúchas

O Banrisul lançou, na manhã desta segunda (19), o Programa de Financiamento Especial para o Setor Público. Com a iniciativa, o banco disponibilizará recursos próprios para as prefeituras gaúchas financiarem investimentos em bens de capital.

“O governo do Estado tem um olhar muito atento às prefeituras, aos municípios, e entendo a importância de estreitarmos cada vez mais esse laço. Entendo que tudo que puder ser feito para ajudar os municípios a se tornarem melhores, consequentemente, torna o Estado melhor também. Nesse sentido, o Banrisul faz sua parte, dando aqui, a partir desse programa, financiamento especial do setor público, alcançando condições de aquisição de bens que modernizam o setor público”, destacou o governador Eduardo Leite.

O programa possibilita o financiamento de veículos, como automóvel, ônibus, caminhão, ambulância e utilitários; equipamentos para obras e manutenção, como trator, escavadeira, retroescavadeira, pá carregadeira, britadores, serras, betoneira, compactador de solo, máquina de solda, motonivelador, rolo pneumático e compressor de ar; projetos de eficiência energética e geração de energia solar fotovoltaica e eólica; equipamentos de tecnologia da informação (computador, notebook, servidor, sistema de comunicação voip, no break, drone, entre outros); e equipamentos para segurança pública (miras holográficas, analisadores espectrais, viaturas, câmeras digitais e sensores de movimento).

“O Banrisul é um grande parceiro de inúmeras iniciativas, não somente com a Famurs, mas com as diversas administrações municipais, ampliando o apoio no setor público e em outros setores, como o próprio agro, que é muito importante para o Estado. Estaremos sempre em diálogo com o banco”, disse o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Eduardo Bonotto.

O financiamento de projetos de eficiência energética, afirma o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, é um dos destaques do programa. O investimento contribui na redução de despesas dos municípios e fomenta boas práticas sustentáveis. “O nosso compromisso é oferecer condições favoráveis na implantação de geradores de energia limpa ao setor público municipal e, dessa forma, participar proativamente na sustentabilidade de nosso Estado”, enfatizou.

Também estiveram presentes os secretários Edson Brum (Desenvolvimento Econômico), Marco Aurelio Cardoso (Fazenda), Agostinho Meirelles (Secretaria Extraordinária de Apoio à Gestão Administrativa e Política) e Artur Lemos Júnior (Casa Civil), a deputada estadual Franciane Bayer, representando a Assembleia Legislativa, além de parlamentares e de representantes da diretoria do Banrisul e das associações de municípios do Estado.

Condições do programa

Os recursos podem ser solicitados pelos municípios do Rio Grande do Sul que estejam habilitados a contratar novos financiamentos, de acordo com a legislação que dispõe sobre os limites de endividamento para o setor público.

O percentual de financiamento é de até 100% do valor dos bens, com valor mínimo de R$ 500 mil. O prazo total para pagamento é de até 60 meses, incluída a carência de até 12 meses.

Texto: Ascom Banrisul
Edição: Secom



Voltar

Entrevistas

  • Entrevista com o Deputado Federal Darci Pompeo de Mattos
    • Entrevista com o Deputado Federal Darci Pompeo de Mattos

    • 28/09/2021 10:27:21
  • Entrevista com o Deputado Federal Heitor Schuch
    • Entrevista com o Deputado Federal Heitor Schuch

    • 28/09/2021 09:33:57
  • Programa Encontro Marcado: “Construindo e mantendo a confiança.”
    • Programa Encontro Marcado: “Construindo e mantendo a confiança.”

    • 28/09/2021 08:51:14

Últimos recados

    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915
    • 10.04.2021
    • eduardo luiz louzada gracez
    bom final de semana a todos,um grande abraço pra família Gracez e Louzada,toca a musica ( Mano Lima Minha Terra)que hoje o bicho ta pegando aqui no polo petroquímico de triunfo.trabalhando abaixo de mal tempo.um bom final de semana.
    • 01.04.2021
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Um ótimo feriado e uma feliz páscoa a todos e um grande abraço para o tio João Batista Freitas Gracez do carajá grande,toca pra ele cadela baía do mano lima,e avisar a ele"te cuida aí homem,não te fresqueia na rua,olha a pandemia".obrigado.
    • 14.09.2020
    • Paulo almada
    Felicitar pelo seu aniversário a senhora Erotides Almada de Oliveira mais conhecida como filhinha do seu filho Paulo mora mana e netos Fábio, Priscila e Fabrício. Hoje está controlando 84 anos
    • 04.09.2020
    • Newton
    Bom dia Miguel! Acompanho sempre teu excelente trabalho . TFA
    • 03.04.2020
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Parabéns pela programação...curtindo a rádio via internet da cidade de esteio, gostaria de ouvir a música DOMADOR VENTENA Do grande BAITACA, oferecer para o tio João Batista Freitas Gracez lá do carajá grande na joia.um abraço para este xiru véio. Um abraço a todos da rádio.

Categorias